Agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Determinação de Cloretos de uma Água

Os cloretos estão presentes em todas as águas naturais, em concentrações variáveis. As águas da montanha e de terras altas têm normalmente baixo teor, enquantoas águas dos rios e subterrâneas podem possuir quantidades apreciáveis.

Os mares e oceanos possuem teores em cloretos elevados. Os cloretos, são muito solúveis, atingem as águas naturais devários modos, tais como:
* Por dissolução e cloretos da superfície do solo ou de formação mais profundas;
* Por transporte e aspersão da água do mar, sob a forma de gotas, sobre os terrenos;* Por invasão das águas dos oceanos e mares em rios que eles afluem;
* Por intrusão de água do mar em aquíferos subterrâneos em resultado do desequilíbrio da pressão hidrostática;
* Pordescarga de águas residuais domésticas que contém em média, mais 15mg/l de cloretos que a água de abastecimento original continha.

Os cloretos não são prejudiciais para os seres humanos, mesmo emconcentrações razoáveis. Acima dos 250mg/l provocam um sabor a sal que é desagradável para muitos consumidores, pelo que é a concentração máxima geralmente recomendada para as águas de abastecimentopúblico.

Quanto mais baixo for o teor de uma água melhor é a sua qualidade


Importância dos cloretos nos estudos da qualidade da água

* Para as águas de abastecimento público, aconcentração de cloreto constitui-se em padrão de potabilidade, segundo a Portaria 1469 do Ministério da Saúde. O cloreto provoca sabor “salgado” na água, sendo o cloreto de sódio o mais restritivo porprovocar sabor em concentrações da ordem de 250 mg/L, valor este que é tomado como padrão de potabilidade.

*  O cloreto provoca corrosão em estruturas hidráulicas, como por exemplo em emissáriossubmarinos para a disposição oceânica de esgotos sanitários, que por isso têm sido construídos com polietileno de alta densidade (PEAD).

CURIOSIDADE: Antigamente o cloreto era utilizado como...
tracking img