Agua nos solos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÁGUA NOS SOLOS

Objetivos
Conhecer as formas em que a água se apresenta no solo; Identificar as zonas da água nos solos; O que são aqüíferos e como se apresentam;

Água nos Solos e Rochas
Todos os solos são materiais permeáveis, ou seja, a água está livre para fluir através dos poros interligados existentes entre as partículas sólidas. Nem toda rocha é permeável e mesmo as nãopermeáveis podem conter quantidades significativas de água.

Conforme a origem, as águas subterrâneas podem ser classificadas como de infiltração, fóssil, juvenil e de condensação. A água de infiltração é gerada pela infiltração das águas meteóricas, ou seja, águas da chuva (praticamente toda água subterrânea tem esta origem).

A água fóssil é proveniente de tempos geológicos passados, quando sedeu a deposição dos sedimentos que aprisionam esta água.

Exemplo: Assim como a Líbia explora o deserto em busca de petróleo, o governo está fazendo o mesmo para procurar "Água fóssil" - água da Era do Gelo - preservada nos bolsões porosos do Aqüífero de Arenito Dúbio. O enorme aqüífero estende-se por baixo da Líbia, Egito, Chade e Sudão.

O "Grande Rio" feito pelo homem uma rede de 3.700 km dedutos - é o maior projeto de irrigação do mundo. É também a opção mais barata disponível para irrigar os campos no país onde a água é mais escassa e cuja precipitação média anual é 25mm.

Com cerca de 300 quilômetros de comprimento, 50 de largura e quase mil metros de profundidade em algumas áreas, o Vostok é uma massa de água doce em estado líquido que se encontra no epicentro do sextocontinente, como é conhecida a Antártida. Com uma superfície de 15.690 quilômetros quadrados é o mais extenso lago subterrâneo entre os mais de cem que se encontram sob o gelo antártico.

A água juvenil é a água de origem magmática; provem do interior da Terra e resultante da fase final da consolidação de magmas, é ascendente, rica em sais e termal.

A água de condensação é aquela que condensanos poros a partir do vapor de água.

A água no solo pode se apresentar de diferentes maneiras:

Água Livre ou gravitacional
É aquela que não consegue mais ser retida pelos grãos sólidos e circula nos solos. Pode estar em equilíbrio hidrostático ou fluir sob a ação da gravidade ou de outros gradientes de energia.

Água Capilar É a água que se encontra presa as partículas do solo por meiode forças capilares. Esta se eleva pelos interstícios capilares formados pelas partículas sólidas, devido a ação das tensões superficiais nos contatos ar-água-sólidos, oriundas a partir da superfície livre da água.

Esta película de água sobre o grão sólido, tem espessura variada e pode migrar de um grão para outro, saindo de um com espessura maior para um com espessura menor. Esta água capilarpode ser retirada pelas raízes das plantas, mas não movimentada pela gravidade.

Água de Constituição É a água presente na própria composição química das partículas sólidas. Vapor O vapor existe nos poros que contem ar, ele pode passar para fase líquida e viceversa conforme varie a temperatura.

Água higroscópica

É a quantidade máxima de água, em percentagem, que o solo é capaz deadsorver da atmosfera, em forma de vapor, e manter em equilíbrio com o ambiente. Não se movem, nem por capilaridade e nem por gravidade; só se movimentam sob a forma de vapor d'água.

Água Adsorvida (adesiva) adere às partículas dos solos finos devido a ação de forças elétricas desbalanceadas na superfície dos argilo-minerais. Está submetida a grande pressões, comportando-se como sólido na vizinhançada partícula de solo.

A quantidade total adsorvida varia entre 5 a 30% do peso do sólido adsorvente, podendo chegar excepcionalmente a 50%. Uma vez que os compostos adsorvidos concentram-se sobre a superfície livre do sólido, quanto maior for esta superfície por unidade de peso sólido, tanto mais favorável será a adsorção.

A água higroscópica forma uma camada muito fina e que fica tão...
tracking img