Aguá e transmissão de doenças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2- ÁGUA NA TRANSMISSÃO DE DOENÇAS

2.1- Usos da água e saúde

Dos muitos usos que a água pode ter, alguns estão mais intimamente relacionados com a saúde humana:

- a) água utilizada como bebida ou na preparação de alimentos;
- b) água utilizada no asseio corporal ou a que, por razões profissionais ou outras quaisquer, venha a ter contato direto com a pele ou mucosas do corpohumano: ex.: trabalhadores agrícolas em cultura por inundações, lavadeiras, atividades recreativas (lagos, piscinas, etc.);
- c) água empregada na manutenção da higiene do ambiente e, em especial, dos locais, instalações e utensílios usados no manuseio, preparo e ingestão de alimentos (domicílio, restaurantes, bares, etc.,);
- d) água utilizada na rega de hortaliças ou nos criadourosde moluscos – ostras, mariscos e mexilhões.

Em (a) e (b) há contato direto entre a água e o organismo humano; em (c) e (d) há principalmente contato direto.
Pessoas com doenças causadas, direta ou indiretamente, pela água de má qualidade e por falta de saneamento ocupam 80% dos leitos hospitalares, nos países em desenvolvimento (AZEVEDO NETO & BOTELHO, 1991:14).
A nocividade daágua pode resultar de sua má qualidade. A quantidade insuficiente de água também pode causar problemas.
Em (a) e (d) influi a qualidade, e em (b) e (c), além da qualidade, é muito importante a quantidade disponível, que, em alguns casos é fator preponderante.
A relação entre qualidade da água e doenças, intuitivamente suspeitada ou admitida desde a mais remota antiguidade, só ficou provadacientificamente, a partir de meados do século passado (epidemia de cólera em Londres, 1854 – John Snow).
Reconhece-se que o fator quantidade tem tanta ou mais importância que a qualidade, na prevenção de algumas doenças. A escassez da água, dificultando a limpeza corporal e a do ambiente, permite a disseminação de enfermidades associadas à falta de higiene. Assim, a incidência de certas doençasdiarréicas, do tipo shigelose, varia inversamente à quantidade de água disponível “per capita”, mesmo que essa água seja de qualidade muito boa. A tracoma, que ocorre em vastas áreas de zona rural brasileira, tem como uma das bases de sua profilaxia, o abastecimento d´água no domicílio, em quantidade para permitir o asseio corporal satisfatório.
Também algumas doenças cutâneas e infestações porectoparasitos, como os piolhos, podem ser evitadas ou atenuadas onde existe conjugação de bons hábitos higiênicos e quantidades de água suficiente.


2.2- Água como veículo

O sistema de abastecimento de água de uma comunidade desde a captação, adução, tratamento, recalque e distribuição, inclusive reservação, bem como dos domicílios e edifícios em geral, deve ser bem projetado, construído,operado, mantido e conservado, para que a água não se torne veículo de transmissão de diversas doenças; essas doenças podem ser classificadas em dois grupos:

a) doenças de transmissão hídrica;
b) doenças de origem hídrica.


As primeiras são aquelas em que a água atua como veículo propriamente dito, do agente infeccioso, como por exemplo, no caso da febre tifóide, da disenteriabacilar, etc.; as segundas são aquelas decorrentes de certas substâncias (denominadas contaminantes tóxicos pelo Prof. Lucas Nogueira Garcez) contidas na água em teor inadequado, e que dão origem a doenças como fluorose, metemoglobinemia, bócio e saturnismo; a água, neste por apresentar certas substâncias dissolvidas, em determinados teores, é responsável pelo aparecimento de doenças.


a) Doençasde transmissão hídrica


A água é um importante veículo de transmissão de doenças notadamente do aparelho intestinal. Os microorganismos patogênicos responsáveis por essas doenças atingem a água com os excretas de pessoas ou animais infectados, dando como conseqüências as denominadas “doenças de transmissão hídrica”.
Em geral, os microorganismos normalmente presentes na água...
tracking img