Agroturismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O Brasil é um país com enorme potencial turístico, em razão da diversidade cultural e, principalmente, das belezas naturais do imenso território. Esse potencial ainda não é explorando em sua totalidade, o Brasil ocupa, na atividade turística, apenas 1% do fluxo mundial, no entanto, isso tem mudado. Entre os anos de 1995 a 2000, houve um aumento significativo no número de turistasque vieram ao Brasil, mudando o ranking de 43o para 29o, sem contar o turismo interno que gera um fluxo aproximado de 26,6 milhões anualmente.
O turismo tem um altíssimo potencial econômico, social, cultural e ambiental, esses itens são elementos extremamente ligados ao turismo, pois estabelecem reciprocidade entre os elementos. É principalmente, grande gerador de receita, é social por gerargrande número de postos de trabalho direto e indireto; cultural, pois preserva a identidade do lugar, como monumentos históricos; e ambiental, por aliar renda e preservação, um exemplo disso é o ecoturismo, que só existe com a preservação do meio-ambiente.
A partir do crescimento do turismo no Brasil, surgiu a ideia de Agroturismo, atividade desenvolvida no estado de Espírito Santo e que tem granderepercussão pelo restante do país. A atividade trata-se da exposição turística em uma fazenda de animais e a produção de queijos, leites e derivados.
O Agroturismo surge na cidade de Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo, numa fazenda de descendentes italianos na década de 80. A atividade surge na região como uma possibilidade de diversificação da pratica agrícola tradicional. Através de PedroCarnielli (formado em agronomia pela Universidade Federal de Viçosa) percebeu-se a necessidade de abandonar a monocultura do café. Era necessário diversificar a atividade e abandonar a pratica agrícola tradicional, que era basicamente de subsistência.
A alternativa escolhida pelo povo da região foi a de investir na criação de gado holandês e profissionalizar o manejo agrícola. Decidiu por trocartodos os animais da região por animais de raça pura, com produtividade de leite o suficiente para transforma-lo em seus derivados (os laticínios). Foi ai que surgiu o que é conhecido como Agroturismo. O trato com os animais e a produção de queijo, leite e derivados chamou a atenção dos vizinhos transformando a fazenda em Ponto Turístico. Vizinhos iam à fazenda só para admirar toda a produção.
Asmulheres ganharam um grande espaço na cultura do agroturismo, assumindo papeis de empreendedoras, aprendendo sobre economia, sobre como planejar as atividades rurais e ganhar dinheiro com o próprio trabalho.
A profissionalização da atividade rural veio com a comercialização dos produtos, tornando o produtor rural em empresário. Passou-se a trabalhar com o consumidor final, o que exigiu que seaprendesse a vender em pequenas quantidades ao invés de toneladas. A tradição, o serviço e embalagem agregavam valor aos produtos, valorizando-os. Ao comercializar esses produtos, percebeu-se a necessidade de produzir a melhor matéria prima para que a indústria de transformação tenha melhor rendimento, atendendo aos quesitos de qualidade, produtividade e compatibilidade de preços com a realidade. Osturistas foram os principais responsáveis por essa comercialização, através da dificuldade de se deslocar de suas propriedades para poder comprar diretamente na fazenda de produção.
O agroturismo no Espírito Santo tem se expandindo cada vez mais. Atualmente, a atividade conta com uma enorme diversidade de produtos como leite, queijo e seus derivados, doces, biscoitos, geleias, carnes eembutidos, verduras orgânicas, cafés especiais, fubá, polenta, compotas, frutas, cachaça, vinho, mel, massas, artesanato etc. Na prestação de serviços, existem opções de restaurantes, pousadas, hotéis, casas de chás, sítios de lazer para aluguel e cachoeira de águas de límpidas.

2. Análise

O turismo vem se mostrando uma forte ferramenta para a economia brasileira. Através da Copa do mundo de 2014,...
tracking img