Agrotoxico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Um dos fatores que agrava o problema atual de aplicação de agrotóxica e consequente intoxicação dos consumidores dos produtos por estes fornecidos é a total falta de informação técnica dos agricultores sobre os componentes químicos presentes nos agrotóxicos e as consequências do uso desses produtos à saúde humana, bem como a falta de treinamento para o uso adequado dos produtos.
Os excessos deagrotóxicos usados nas lavouras são extremamente prejudiciais à saúde.
Os agrotóxicos podem causar riscos de câncer, doenças neurológicas e intoxicações graves.
Mais de 40% das amostras de tomate, alface e morango estavam contaminados com resíduos de veneno acima do permitido ou mesmo com agrotóxicos não autorizados para aquela cultura.
O que fazer?
A melhor alternativa é consumir produtosorgânicos, mas se isso não for possível, lave bem frutas e verduras. Quando possível retire as cascas, ainda assim não estará livre das contaminações, pois muitos agrotóxicos penetram na polpa, mas minimizará a contaminação.
A dica do Dr Bactéria é só lavar frutas, verduras e legumes depois que colocá-los na geladeira por no mínimo duas horas. O resfriamento provocará uma impermeabilizaçãoimpedindo que os agrotóxicos penetrem na polpa.
As causas e efeitos do uso de agrotóxicos
8 de fevereiro de 2011
Da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio 
A pesquisadora Lia Giraldo explica como os agrotóxicos foram introduzidos no Brasil a ponto de o país ser hoje o campeão mundial no uso de venenos. Lia é pesquisadora do departamento de saúde coletiva, do laboratório Saúde, Ambiente eTrabalho, da Fiocruz Pernambuco. Ela coordena um grupo de pesquisadores responsáveis por revisar os estudos científicos existentes sobre onze agrotóxicos que estão em processo de revisão pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
O uso de agrotóxicos no Brasil vem crescendo ano após ano. O país lidera o ranking dos maiores consumidores de agrotóxicos no mundo. Por que consumimostanto veneno?
 
Desde a década de 70, exatamente no ano de 1976, o governo criou um plano nacional de defensivos agrícolas. Dentro do modelo da Revolução Verde os países produtores desses agroquímicos pressionaram os governos, através das agências internacionais, para facilitar a entrada desse pacote tecnológico. Em 1976, o Brasil criou uma lei do plano nacional de defensivos agrícolas na qualcondiciona o crédito rural ao uso de agrotóxicos. Assim, parte desse recurso captado deveria ser utilizada em compra de agrotóxicos, que eles chamavam, com um eufemismo, de defensivos agrícolas. Então, com isso, os agricultores foram praticamente obrigados a adquirir esse pacote tecnológico. E também com muita rapidez foi formatado um modelo tecnológico de produção que ficou dependente desses insumos,e isso aliado ainda a uma concentração de terras, mecanização, com a utilização de muito menos mão de obra. Tivemos um grande êxodo rural: de lá para cá o Brasil mudou completamente, era um país rural e virou um país urbano, seguindo um fenômeno que aconteceu também em outros países. Então, o Brasil se rendeu às pressões econômicas internacionais na defesa desse modelo.
 
Depois disso houvemuito lobby político, e, inclusive, tivemos ministro ligado a empresas produtoras de agrotóxicos. E isso fez com que o Brasil não só passasse a ser consumidor, mas também produtor desses produtos. As cinco maiores produtoras de agrotóxicos têm fábricas no Brasil – Basf, Bayer, Cyngenta, DuPont e Monsanto. E depois, dentro dessa linha, e associado ao ciclo de algumas monoculturas como a soja, oalgodão, o café e a cana de açúcar, esse modelo casou bem com o modelo de produção de monocultura extensiva , demandando cada vez mais terras, cada vez mais expulsando o pessoal do campo para a cidade. Na divisão internacional do capital, o Brasil ficou com esse perfil de exportador de commodities , com um modelo de desenvolvimento baseado no agronegócio e essa é a explicação para sermos os campeões no...
tracking img