Agrotoxico e vegeterianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DOSSIÊ
VEGETARIANISMO & AGROTÓXICOS














FORTALEZA – CE
ABRIL - 2012







SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA



CASO 3 – VEGETARIANISMO & AGROTÓXICOS
CONSELHO FEDERAL DE NUTRIÇÃO








ÍNDICE

1.0. INTRODUÇÃO........................................................................ 4
2.0. CONSELHO FEDERAL DE NUTRIÇÃO (CFN)...................... 52.1. VEGETARIANISMO..................................................... 6
2.2. AGROTÓXICOS........................................................... 7
3.0. ANVISA x DUPONT................................................................ 8
4.0. ANEXOS................................................................................. 9

























2.0. CONSELHOFEDERAL DE NUTRIÇÃO (CFN)


O Conselho Federal de nutrição – CFN foi criado pela Lei nº 6.583, de 20 de outubro de 1978, e regulamentado pelo Decreto nº 84.444, de 30 de janeiro de 1980, tem sede em Brasília-DF e jurisdição em todo o país.
Com interesse público e sem fins lucrativos, tem função de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício e as atividades da profissão denutricionista, além de ampliar o campo de atuação dos profissionais, e promover a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros e a valorização da saúde a partir da inserção de nutricionistas em programas como “Saúde da família”, “Alimentação escolar”, “Bancos de leite humano”, “assistência a pessoas portadoras de necessidades especiais”, entre outros. Além de desenvolver ações que promovem a qualidade de vidada população através do incentivo à alimentação saudável, participando de políticas públicas relacionadas à segurança alimentar, atuando com ética profissional e responsabilidade social.













5
2.1. VEGETARIANISMO


Vegetarianismo é o regime alimentar em que nada que implique em sacrifício de vidas animais deva servir à alimentação. Assim, os vegetarianos não comemcarne e seus derivados, mas podem incluir em seu regime, leite e seus derivados, e ovos. Então a dieta é composta por frutas, vegetais, grãos, sementes, lentilhas, feijões, e outros onde podem encontrar carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais.

Entretanto, ainda há adeptos ao vegetarianismo que preferem evitar também o consumo de leite e ovos, alegando que mesmo nãohavendo sacrifício do animal, para a obtenção desses produtos há sofrimento.

Os profissionais da área têm em vista que a dieta ideal de cada pessoa é única e varia segundo fatores de ordem físico-fisiológica (idade, sexo, clima, atividade, secreções endócrinas, superfície corporal), de acordo com seu modo de vida, objetivos, desenvolvimento evolutivo, entre outros aspectos. Com isso, apostura adotada é que enquanto não houver “deficiência” na alimentação dos adeptos ao vegetarianismo, ou seja, que esses indivíduos tenham em sua dieta todas as proteínas, vitaminas e minerais necessários ao bom funcionamento do organismo, não a restrição ou proibição em ser vegetariano, já que os nutrientes essenciais também podem ser adquiridos nos vegetais ou até em complementos e suplementosalimentares. Contudo o CFN não assume posição definitiva em relação ao assunto.

















6
2.2. AGROTÓXICOS


Agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos para uso no cultivo, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, para alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação de seres vivos nocivos.Desde 2008, o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, trata-se de um país com grande área cultivada, com o crescente uso de tecnologias na produção que sai do campo, dessa forma, quanto mais avançado o sistema produtivo, maior o consumo de agrotóxico. Segundo estimativas, cada brasileiro consome em média cerca de 5,2L de agrotóxicos por ano. Hoje, o Brasil opera mais de 400 tipos de...
tracking img