AGROT XICOS E SEUS MALEFICIOS

3721 palavras 15 páginas
RESUMO

Desde os primórdios da história da sociedade fala-se da preocupação com a proteção dos adquirentes de serviços e produtos, já atribuindo punições e consequências específicas para aqueles que adulterassem mercadorias ou praticassem preços abusivos, proteção esta que já era realidade, por exemplo, na Grécia Antiga, no Código de Manu, vigente na Índia, bem como no Direito Romano.
A sociedade de consumo nos moldes como se conhece atualmente é relativamente nova, sendo um reflexo das mudanças sociais e econômicas nos mercados de produção, distribuição e de consumo. Derivando, dentre outros fatores, da massificação dos regimes de produção, informatização e globalização da economia, o que modificou sensivelmente os hábitos de consumo, e as relações deles advindos, com a divisão da sociedade em dois grandes grupos: o dos fornecedores e o dos consumidores.
Em consequência desse desequilíbrio, os consumidores foram expostos aos abusos e imposições dos fornecedores, o que levou, em contra partida, a instituição dos Direitos do Consumidor, com vista à prevenção e reparação dos danos materiais, morais, individuais e coletivos, aos consumidores.
O Direito do Consumidor é um ramo do direito que visa proteger um sujeito de direitos, o consumidor, em suas relações jurídicas frente ao fornecedor, um profissional, comerciante ou empresário.
Fato é que o consumo é parte indissociável do cotidiano do ser humano, e como todos os demais fatos jurídicos que o acompanham, dá origem a direitos e obrigações às partes envolvidas.

Palavras-chave: Consumidor, Agrotóxicos, Saúde.

1 – INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como objeto descrever os malefícios que o contato direto com os agrotóxicos traz para a saúde do consumidor e do agricultor.
Os agrotóxicos são produtos utilizados na agricultura para controlar insetos, doenças, ou plantas daninhas que causam danos às plantações. Seu uso tem se fundamentado no argumento de que eles são um mal necessário e que sem a sua aplicação seria

Relacionados