Agrotóxicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Agrotóxicos
O agrotóxico é usado para exterminar pragas ou doenças que causam danos às plantações. Existem diversos tipos de agrotóxicos que agem sobre daninhas e insetos. O problema é que elesfazem mal a saúde humana e poluem o solo. Os agrotóxicos podem ser inseticidas, fungicidas, acaricidas, hematicidas, herbicidas, bactericidas, vermífugos. Podem ainda ser tóxicas os solventes, tintas,lubrificantes, produtos para limpeza e desinfecção de estábulos,etc...
Existem quatro classes:
Faixa vermelha: a mais perigosa, se ingerida ou absorvida pelo homem, pode ser fatal mesmo comsocorro na s primeiras horas de ingestão.
Faixa amarela: também perigosa só que menos que a vermelha.
Faixa verde: tóxica, mas se socorrido nas horas subsequentes e medicado, e feito lavagemestomacal, só causa dores de cabeça, tonturas, diarréia.
Faixa azul: a mais fraca.
Ressaltando todas as categorias são causadoras de danos aos homens, animais e a natureza, embora os danos maiores sejam paraos animais. 
O plantio de uma única espécie em grandes extensões de terra tem causado desequilíbrio nas cadeias alimentares preexistentes, favorecendo a proliferação de vários insetos, que setornaram verdadeiras pragas com o desaparecimento de seus predadores naturais. Por outro lado, a maciça utilização de agrotóxicos, na tentativa de controlar tais insetos, tem levado a proliferação delinhagens resistentes, forçando a aplicação de pesticidas cada vez mais potentes. Os agrotóxicos representam grandes consequências para com nossa saúde, e todas maléficas, isso varia da quantidadecontida no organismo e por onde essa substancia entrou, as mais graves são quando se entra pelas vias respiratórias e orais.
Já para a natureza, os danos são maiores boa parte são lixiviados paraos rios (15%), restante para a parte subterrânea ou lençol freático, pouca parte é absorvida pelas ervas daninhas e insetos maléficos. Ocorre também a destruição das pragas que são inimigos naturais...
tracking img