Agropecuaria leiteira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de estágio curricular apresentado ao CIEC/Coordenação do Curso para fins de avaliação, por exigência do Curso Técnico em Agropecuária.


SÃO JOAO EVANGELISTA

AGOSTO/2011



SUMÁRIO



1.0INTRODUCAO...................................................................................................... 04

2.0ATIVIDADESDESENVOLVIDAS...................................................................... 05

3.0CONCLUSAO......................................................................................................... 09



1.0 Introdução



O estágio foi realizado na área de bovinocultura de leite, na região da cidade de Jequitibá e de Santana de Pirapama, no período de 02-07-2011 a 22-07-2011, totalizando 136(cento e trinta eseis) horas; sob a supervisão da Dra Amanda Pompeu Fernandes dos Santos, Médica Veterinária, onde se pôde ter uma cota sobre o manejo e como ele funciona.

Os objetivos do estágio foram:

I.Colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, bem como presenciar e aprender novas formas de trabalho ainda não conhecidas;

II.Conhecer mais sobre a realidade da pecuária naregião de Jequitibá e Santana de Pirapama;

III.Adquirir experiência de como lidar e comboiar o processo de desenvolvimento dos animais;

IV.Adquirir maior conhecimento de como lidar com produtores rurais de diversos níveis de conhecimento nas áreas agrícolas.

2.0 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS



Para o bom funcionamento de um sistema de produção, existem uma série de medidas demanejo que devem fazer parte das atividades de rotina da propriedade rural. Neste relatório foram abordadas as principais práticas gerais de manejo necessárias para a produção de Leite em diversas áreas rurais.

Depois de estagiar na área de Bovinocultura de Leite, no segundo semestre de 2011 aprendi muito sobre o funcionamento, manutenção e qualidade de uma instalaçao de bovinocultura de leite,em determinadas propriedades. Diariamente era feita alimentação dos animais com silagem e ração concentrada compatível para cada fase de crescimento e desenvolvimento dos bovinos. O importante a ser lembrado que a associação de um manejo nutricional adequado com sistema de manejo reprodutivo, sem esquecer-se de utilizar animais de reconhecido potencial produtivo, possibilita o estabelecimento dosistema de produção aqui preconizado de Intervalos de partos de um ano, possibilitando também melhor crescimento dos animais.

Percebe-se que existem várias opções de alimentos a ser utilizado nos sistemas de produção. Em termos de alimentos volumosos podem ser citados: Pastagens, capineiras, fenos, silagens e resíduos agroindustriais. Para completar a nutrição dos bovinos de leite, em algumasfases do ciclo de produção é necessário o uso de concentrados. A suplementação mineral é importante em todas as fases de produção, portanto, para completar a alimentação dos bovinos, os suplementos minerais são de fundamental importância.

A identificação da potencialidade de cada região deverá determinar as opções alimentares mais adequadas. O programa de alimentação das vacas deve serconcebido em função das diversas fases do seu ciclo produtivo. Ressalte-se que estas não devem apresentar-se nem muito magras nem excessivamente gordas, especialmente por ocasião da cobertura ou da parição. Devido à alta incidência de cálculos urinários em machos faz-se necessário o balanceamento da dieta total para que contenha cálcio e fósforo nas proporções 2,0: 1,0 ou 1,5: 1,0. Para animais adultosfornecer concentrado variando de 16 a 18% de proteína bruta, na quantidade de 500 a 600g/dia, juntamente com alimento volumoso de média qualidade a fim de atender suas exigências de mantença, além de fornecer uma boa quantidade de leite.

No estágio, foi percebido que nos primeiros dias de vida dos animais, é necessario uma boa alimentacao com colostros, pois o colostro é o primeiro...
tracking img