Agronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
CAMPUS JATAÍ

CURSO: AGRONOMIA
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA
ORIENTADOR (a):

Relatório – Preparo e Padronização de uma solução diluída de Hidróxido de Sódio

ALUNOS (a): Nayara Borges de Lima T. Moraes
Bruno Terribile
Matheus Freitas

Jataí, 19 de dezembro de 2012
Preparo ePadronização de uma solução de Hidróxido de Sódio

O preparo da solução de Hidróxido de Sódio (NaOH), foi realizado com o uso de 0,4126 g de (NaOH) sólido com a mistura de água destilada para dissolvê-lo. A padronização da solução diluída de (NaOH) foi feita por meio de titulação de neutralização, utilizando 0,2112 g de biftalato ácido de potássio (K C8 H5 O4) e 10,3 ml de NaOH.
Introdução
Opreparo e padronização de soluções é muito importante para o bom procedimento de uma análise quantitativa, pois as soluções são preparadas a partir da pesagem rigorosa do soluto e sua dissolução no solvente, ficando assim imediatamente conhecida a sua concentração exata. Estas soluções são designadas Soluções padrão.
O processo da adição da solução padrão até que a reação esteja completa é chamadode titulação. A titulação é uma das técnicas universais de química e que é geralmente usada na determinação da concentração de um soluto.
Em uma titulação busca-se determinar a concentração do analito a partir de um titulante com concentração bem definida. Para isto, é necessário padronizar tal titulante a partir de um padrão primário. Um padrão primário possui alto grau de pureza, fácilsecagem, alto peso molecular, entre outros, os quais não se encontram em titulantes.
Para a realização da titulação é necessário o uso de indicadores ácido-base as soluções que contém o padrão primário. Um indicador ácido-base é solúvel em água e sua cor depende do pH do meio. A mudança rápida de pH que ocorre durante a titulação é sinalizada por uma mudança instantânea da cor do corante, em resposta aopH, pois este possui uma determinada cor em meio ácido e outra em meio básico. Em seguida, o excesso de ácido é titulado com uma solução-padrão básica secundária (neste caso o NaOH).
Objetivo
O objetivo da experiência é preparar uma solução aquosa diluída de hidróxido de sódio e determinar a concentração exata da solução pelo método de padronização por titulação volumétrica, estudando por fimos cálculos necessários.
Materiais e Reagentes
- Béquer de 25 mL
- Pipeta Graduada de 5,00 mL
- Balão Volumétrico
- Ácido Clorídrico, HCL
- Hidróxido de Sódio, NaOH
- Béquer
- Pipeta Volumétrica
- Balão Volumétrico
- Bureta
- Erlenmeyer
- Hidróxido de Sódio, NaOH
- Biftalato de potássio, KC8H5O4
- Ácido Clorídrico
- Fenolftaleína
a) A teoria de ácido e base segundo Arrhenius ebaseada em seus experimentos com condutividade elétrica em meio aquoso, diz que:
- Ácidos são compostos em solução aquosa que ionizam, produzindo como íon positivo apenas o cátion hidrogênio (H+) ou, mais corretamente, o íon H3O+, denominado íon hidrônio ou hidroxônio.
- Bases ou hidróxidos são compostos que, por dissociação iônica, liberam, como íon negativo, apenas o ânion hidróxido (OH-), tambémchamado de hidroxila ou oxidrila.
Já com base nos experimentos de Brönsted – Lowry a grande vantagem da teoria dos ácidos e bases está na abordagem do meio em que estão presentes estas substâncias. A teoria mostra que o próton de hidrogênio é o responsável pelo caráter ácido-básico e diz que:
- Ácido é toda espécie química doadora de prótons H+.
- Base é toda espécie química receptora deprótons H+.
b) Misturas Homogêneas são aquelas cujos componentes não conseguimos distinguir. Ela é perfeitamente uniforme, portanto monofásica. O ar atmosférico e a água do mar são exemplos de misturas homogêneas.
Misturas Heterogêneas são aquelas formadas por mais de uma fase. Nelas conseguimos distinguir mais de um componente. Água e óleo, ar e poeira, são exemplos de misturas heterogêneas.
c)...
tracking img