Agronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Zoologia Molusco
1- Slide
Os moluscos são animais de corpo mole, não segmentado, provido ou não de conchas calcárias.
Normalmente vivem em ambientes marinhos, mas podem ser também terrestres e de água doce e são INVERTEBRADOS.
O corpo do molusco apresenta, normalmente:
2- Slide
Desenho do caramujo: Explicar aonde fica o desenho Alimenticios
3- Slide
São animais decorpo viscoso, mole e não segmentado.
São triblásticos, celomados, e de simetria bilateral.
O corpo apresenta-se dividido em três partes: cabeça, pé e massa visceral (conjunto de órgãos).
Na maioria dos casos a massa visceral é envolvida por uma concha
Os moluscos são animais de corpo mole que, em sua grande maioria, apresentam uma concha de calcário de cores, formatos e tamanhos variados. Sãoanimais capazes de se adaptar tanto a ambientes aquáticos como terrestres.
Seu corpo é formado por três partes: cabeça, pé e massa visceral (conjunto de órgãos).
O grupo dos moluscos se divide em três classes classificadas como:
-GASTRÓPODES
* BIVALVES
* CEFALÓPODES

Gastrópodes
Este é o grupo mais diversificado dos moluscos, pois pode viver tanto no mar, como em rios de água doceou em ambiente terrestre e úmido. Os gastrópodes aquáticos respiram por brânquias e os terrestres por pulmões. A cabeça apresenta olhos e tentáculos sensoriais. Utilizam os pés para rastejar sobre o solo e cavar, permitindo que se enterrem. As conchas servem como abrigo e esconderijo em situações de perigo. Alguns gastrópodes não possuem conchas (lesmas) e utilizam outros mecanismos de defesa comoeliminar substâncias desagradáveis para afastar os inimigos.
São hermafroditas e a fecundação é interna. Dos ovos, que se desenvolvem no solo, nascem pequenos indivíduos semelhantes aos adultos, sem fase larval. Na boca, existe a rádula, um tipo de "língua raspadora" que facilita a alimentação desses animais.
A cabeça da lesma, do caracol e do caramujo possui dois pares de tentáculos,semelhantes na aparência a antenas. Os olhos ficam nas extremidades do par de tentáculos mais longos.
Os gastrópodes são representados por caramujos, caracóis e lesmas.
Bivalves (ou pelecípodes)
Estes possuem o corpo formado por uma concha de duas partes chamadas de valvas. Este grupo é formado unicamente de animais aquáticos e vivem nos mares ou em água doce. Os bivalves são chamados de animaisfiltradores, pois retiram da água as partículas de alimento e o oxigênio que circula em suas brânquias.
Em geral, os sexos são separados, e a união dos gametas, ou seja, a fecundação, é externa. Na água, a fêmea solta os óvulos, e o macho solta os espermatozóides. As células se encontram, ocorre a fecundação e se forma os ovos.
São representados por mexilhões e ostras.
CURIOSIDADE...
As pérolas sãoproduzidas através de um processo natural de proteção de quase todos os bivalves, ou seja, a forma de se proteger de corpos estranhos que entrem nestes moluscos.
As ostras não são os únicos moluscos que produzem pérolas. No entanto, apenas as ostras produzem pérolas com o brilho atrativo que faz delas uma peça de joalharia, além de que a maioria das pérolas produzidas por outros moluscos não têm adurabilidade das pérolas produzidas pelas ostras.
O seu interior é revestido por uma substância chamada nácar, ou como também é vulgarmente conhecido, madrepérola. Se uma substância estranha entrar dentro da ostra irá criar uma irritação. Como forma de proteção desta irritação, a ostra começa a cobrir este objeto estranho com nácar. Com o passar do tempo, vão sendo depositadas camadas sucessivasde nácar, o que acaba por ocasionar a formação de uma pérola.
Cefalópodes
A característica principal desses animais é a de possuir os pés na cabeça. Seus pés são modificados em tentáculos. A concha pode não existir (como no polvo), ser interna e reduzida (como na lula) ou ser externa (como no náutilus). Esses animais só se reproduzem uma vez na vida e morrem logo após a reprodução.
São...
tracking img