Agronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO
Desenho de um Agroecossistema

São Luis
2012
1.INTRODUÇÃO
No Maranhão, aproximadamente metade da população ainda vive no meio rural e a prática agrícola mais comum é o corte e queima, que além de auxiliar na limpeza d área sem muitos custos, a cinza derivada da queima ajuda na liberação de nutrientes e na redução de pH do solo, diminuindo também os gastos dos agricultores cominsumos químicos. Entretanto, o uso dessa prática implica em efeitos drásticos para o ecossistema, como a queima da matéria orgânica, a eliminação dos principais saprófagos, que mineralizam essa matéria orgânica, diminuem a presença de inimigos naturais necessários para o manejo de pragas, e lixiviam nutrientes e causam a erosão.
Entre as alternativas, encontram-se os sistemas agroflorestais (SAFs)que consistem no consorcio de culturas agrícolas com espécies arbóreas que recuperam aspectos dos ecossistemas, como a estrutura da cobertura vegetal e a biodiversidade, restabelecendo funções ecológicas como a ciclagem de nutrientes e a proteção do solo. Este sistema é utilizado pelos povos nativos do Brasil e incorpora à concepção agroecológica, a diversificação das atividades produtivas e apreocupação com a conservação do solo, água, espécies e populações nos ecossistemas. Como exemplo podemos citar, a produção de frutas em Sistemas Agroflorestais que pode reduzir a incidência de pragas e doenças
2.OBJETIVOS
Introduzir um sistema agroflorestal para que se proporcione um aumento de diversidade contribuindo para a estabilidade do agrossistema, controle natural de pragas e diversificaçãode renda para os agricultores.
3.DESCRIÇÃO GERAL DO AGROSSISTEMA
O Sistema agroflorestal proposto contempla a introdução de diferentes espécies, assim têm-se como espinha dorsal do sistema a presença das espécies arbóreas: sabiá e leucena. As espécies frutíferas coqueiro- anão, abacaxi, banana e cupuaçu fazem parte do sistema a partir do segundo ano, com excessão do coqueiro que foi instaladono primeiro ano. As culturas anuais que são de grande importância para o agricultor estão presentes no primeiro ano com o feijão e o milho. A abóbora e a mandioca entram no sistema na segunda etapa de cultivo. O desenho do sistema contempla a presença de uma curcubitácea (melancia) no segundo ano. Assim é possível obter através do policultivo diferentes extratos vegetais. O espaçamento dasespécies foi o seguinte: As leguminosas foram dispostas em linhas simples, espaçadas de 1 m entre plantas e 0,5m entre linhas. Faixa dos cultivos anuais (5m), o coqueiro (4 x 0,5), banana( 6x5m), cupuaçu(6x5), abacaxi(x), melancia(4x0,5)

4.MODELO ESQUEMÁTICO DO POLICULTIVO PROPOSTO
Antes da implantação é importante analisar a necessidade de calagem e adubação de plantio, assim uma análise de solo éfundamental. Na época das chuvas em geral realiza-se o plantio de mudas e de sementes iniciando o desenho do sistema produtivo.
a)Primeiro ano( plantio das espécies arbóreas e uma frutífera tropical )

As espécies arbóreas e a frutífera delimitam a base estrutural do agrossistema, cada uma servirá o agricultor de diferentes formas. O coqueiro garantirá um produto ao longo de todo o ano.
O sabiápoderá proporcionar estacas e madeira visto que é uma espécie muito resistente e valorizada pelo mercado, podendo uma estaca ser vendida até por 4,50R$. A leucena pode garantir um material que incorporado ao solo pela poda pode restituir ao solo nutrientes principalmente nitrogênio.Ainda no primeiro ano aproveita-se o espaço e cultiva-se milho e feijão

b) No segundo ano o sistema florestal setornará mais diversificado com a presença do abacaxi(V);banana(B) e cupuaçu(C)

Ainda no segundo ano o espaço entre as espécies arbóreas estabelecidos com a abóbora e a mandioca.

Para aproveitar o espaço entre a banana, cupuaçu , côco e abacaxi(V) implanta-se a melancia na mesma época, pois está não sofrerá demasiado sombreamento pelas frutíferas pois estas ainda estão iniciando seu...
tracking img