Agronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LOCALIZAÇÃO
Na escolha da localização deve-se levar em consideração a facilidade de abastecer a granja com os insumos necessários, o escoamento da produção e a facilidade de acesso aos consumidores. O clima da região escolhida não poderá ter bruscas variações climáticas nem ter altas taxas de umidade relativa do ar. O local escolhido deverá ter boa ventilação , ser provido de energia elétrica,não deve correr risco de alagamento nem exposição a ventos encanados. É fundamental que tenha boa qualidade na fonte de água fornecida às aves, caso contrário poderá afetar na criação.Geralmente criações deste tipo são aconselháveis em áreas rurais. Porém este fator irá depender das prefeituras de cada localidade, cada uma terá seu plano diretor urbano (PDU). Lembre-se que a atividade econômicada maioria das cidades é regulamentada em conformidade com um (PDU). É essa lei que determina o tipo de atividade que pode funcionar no imóvel ou no local escolhido para a instalação da empresa. Esse deve ser o primeiro passo para avaliar a implantação de sua empresa - maiores informações consulte a prefeitura de sua cidade.
ESTRUTURA
A estrutura básica deve contar com uma boa disponibilidade deárea, água, além é claro de um clima favorável, lembrando que estes requisitos são indicados para o empreendedor que deseja ter uma criação comercial. A estrutura deverá se construída em função das exigências ambientais das aves, proporcionado ótima condição de conforto para que estas expressem ao máximo seu potencial genético de produção.
INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS
Irão variar de acordo com otipo de criação, ou seja, doméstica ou comercial, porém, se torna válido citar alguns tipos de instalações e equipamentos:
- Galpões Fechados (laterais). Apresenta um alto custo, além do que não podem ser
muito grandes e largos, pois dificultam a circulação de ar, recomenda-se que se tenha
várias janelas.
- Galpões Abertos (laterais). Apresentam maior economia quando implantados em regiõesde alta temperatura, porém, deve-se controlar a temperatura durante o inverno. Este tipo de instalação exige telas nas laterais, a fim de evitar a fuga das aves e impedir a entrada de predadores.
- Telhados. Influência na temperatura interna do galpão, as telhas de barro oferecem
maior conforto térmico, porém, exigem maior gasto com madeiramento, por outro lado, as telhas de cimento amianto sãode custo mais baixo, porém, aumentam a temperatura interna.
- Piso. Pode ser de cimento rústico ou outro material, deve apresentar uma pequena
declividade.
- Gaiolas de Postura. Possibilita um melhor controle produtivo das aves, recomenda-se as gaiolas de arame galvanizado, são padronizadas nas medidas 100cm X 30cm (comporta 30 aves) ou 100cm X 40cm (comporta 40 aves), com duas ou trêsrepartições. Pode-se utilizar gaiolas de madeira (com fundo de arame), tem como vantagem o baixo custo.
- Gaiolas de Recria. São utilizadas na fase intermediária de crescimento. As aves são alojadas com 15 dias de vida e saem quando atingem os 35 dias.
Gaiolas para Codornas de Corte. São de tamanho 100cm X 40cm.
- Bebedouro. O mais comum é o do tipo nipple, pois possibilita obter melhor qualidade daágua, economia na sua administração e maior controle nos medicamentos.
- Comedouros. Geralmente vem junto com a gaiola
IMPLANTAÇÃO
No momento da implantação da criação deve-se dar atenção a alguns fatores importantes, que são a:
- Localização: É de fundamental importância, já que se devem ser respeitadas as condições de conforto exigidas pelas aves;
- Temperatura: A temperatura ideal deveestar entre 20 e 23ºC;
- Luminosidade: Este fator é o responsável pela postura, no caso da criação comercial, recomenda-se 18 horas de luz entre natural e artificial;
- Água: Responsável pelo metabolismo da ave, como também pela desinfecção das instalações. Ter uma água de boa qualidade é fundamental;
- Circulação de ar: Ter um ar que possa ser renovável é muito importante, visto que, isto...
tracking img