Agronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia
Professor Giuliano Frugeri
Responda:
1. Segundo os cientistas, como a vida originou-se?
2. O que significa o termo metabolismo e como este é dividido?
3. Qual processo permitiu o surgimento de gás oxigênio na atmosfera terrestre?
4. Que vantagem a reprodução sexuada gera a uma população ao longo das gerações.
5. Diferencie procarioto de eucarioto.
6. Diga o queé e qual a função das seguintes estruturas: complexo de golgi, retículo endoplasmático granular, mitocôndrias e cito esqueleto.
7. Diferencie mitose de meiose.

1. Todos os seres vivos possuem um código genético.  Ao tomar como verdadeira essa afirmação, a maioria dos biólogos também acredita que toda a vida existente na Terra descende de um único ancestral, um ancestral representativo detodos os seres vivos e que pode ser chamado de o último antepassado comum universal.
Para confirmar essa tese, podemos  recorrer à anatomia comparada para observar características comuns entre os organismos vivos, e entre esses organismos e os fósseis. Ou seja diferentes, que desempenham funções distintas, mas com estruturas internas similares. Essas ocorrências são conhecidas como estruturashomólogas, e os membros dos vertebrados são um bom exemplo disso.

2.
3. Apesar do efeito destruidor do oxigênio, determinadas formas de vida foram capazes de sobreviver. Algumas espécies haviam desenvolvido a capacidade de se proteger contra a oxidação promovida pelo oxigênio. Alguns seres adaptaram-se às novas condições e passaram a utilizar a oxidação como uma forma de desmontar, dequebrar as moléculas orgânicas de alimento.
O controle da oxidação da matéria orgânica garantia a obtenção de energia e assim surgiu a respiração celular. A respiração celular é uma reação química, inversa à reação de fotossíntese, que ocorre na grande maioria dos seres vivos atuais.
O gás oxigênio presente na atmosfera também sofreu transformação formando o gás ozônio, que deu origem à formaçãoda camada de ozônio, responsável pela redução da passagem de raios ultravioleta, nocivos aos seres vivos.

4.
5. Os primeiros seres vivos eram provavelmente muito simples e assemelhavam-se aos procariontes atuais (seres unicelulares de estrutura mais simples, com material genético livre no citoplasma, sem um núcleo individualizado). Depois, com o passar do tempo, surgiram os sereseucariontes (indivíduos que possuem estruturas celulares mais complexas, com material genético separado do citoplasma por uma membrana nuclear, formando um núcleo verdadeiro).
Acredita-se que esse tipo de célula surgiu a partir das células procariontes por intermédio de determinados processos, enquanto outras, chamadas de organelas celulares, como a mitocôndria e o cloroplasto, surgiram a partir dainvasão e conseqüente permanência de bactérias no interior das células primitivas.
Por sua vez, as células eucariontes podem ter passado a viver reunidas em colônias, formando os primeiros indivíduos formados por múltiplas células, os chamados pluricelulares. Os seres que viviam nessas colônias começaram a dividir “o trabalho” de realização das funções vitais e, dessa forma, aparecem asdiferenciações dos tecidos celulares.

6.
7. Mitose é o processo de divisão celular no qual uma célula eucariótica divide os cromossomos em dois conjuntos idênticos de dois núcleos em seu núcleo celular.
Ela é seguida por citocinese, que também divide o núcleo, citoplasma, organelas e membranas celulares em duas células-filhas.
Mitose e citocinese juntas formam a mitose (M) fase do ciclo celular.A seqüência de eventos é dividida em diferentes fases nomeadas como prófase, pro metáfase, metáfase, anáfase e telófase. A mitose ocorre de diferentes formas em diferentes espécies.
Por exemplo, há animais submetidos a um processo de mitose aberta, em que o envelope nuclear divide antes de os cromossomos distintos, enquanto que outros, como os fungos e leveduras sofrem uma mitose fechada na...
tracking img