Agronegocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 142 (35491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AGRONEGÓCIOS

Conselho Editorial EAD Dóris Cristina Gedrat (coordenadora) Mara Lúcia Machado José Édil de Lima Alves Astomiro Romais Andrea Eick

Obra organizada pela Universidade Luterana do Brasil. Informamos que é de inteira responsabilidade dos autores a emissão de conceitos. A violação dos direitos autorais é crime estabelecido na Lei nº .610/98 e punido pelo Artigo 184 do CódigoPenal.

Edição Revisada

APRESENTAÇÃO

Este livro tem por finalidade ajudar o leitor a entender os aspectos envolvidos no agronegócio brasileiro, como suas especificidades e potencialidades. O Brasil figura como um dos grandes players no mercado agroalimentar e por isso, faz-se necessário, cada vez mais, discutir os assuntos ligados ao agronegócio. Este setor é responsável por muitos empregosdiretos e indiretos, haja vista que o Brasil tem características que o levam a ser um país voltado a agricultura. Neste sentido, o agronegócio brasileiro tem evoluído sensivelmente ao longo dos últimos anos. Este desenvolvimento devese a um incremento na tecnologia aplicada, aliada a um maior desenvolvimento dos recursos humanos, cada vez mais capacitado, ao seu clima favorável, assim como umagrande extensão de terras agriculturáveis. As projeções realizadas por especialistas da área garantem que esta expansão continuará a ocorrer e que o país figurará como um dos principais fornecedores mundiais de alimento. Em se tratando de mercado interno, o consumidor brasileiro não apenas busca por uma maior qualidade nos produtos agroalimentares como também anseia por novos produtos. Esta mudançadeve-se a uma melhoria na condição socioeconômica da população e a um maior acesso a informação. Devido a isso, a indústria agroalimentar precisa estar atenta as demandas do mercado, para responder o mais rápido possível às mudanças e continuar competitiva, seja no mercado interno, seja no externo.

SOBRE O AUTOR

Dione Carina Francisco

É graduada em Medicina Veterinária pela UniversidadeFederal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2000) com especialização em Controle de Qualidade em Carnes, Leite, Ovos, Pescado e derivados pela Universidade Federal de Lavras –UFLA (2003) e é Mestre em Agronegócios pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Agronegócios –CEPAN-UFRGS (2004). Atuou junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e, após, iniciou a carreira docente junto aUniversidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS (2004-2009) e a Universidade Luterana do Brasil –ULBRA onde leciona atualmente. É consultora de empresas na área de implementação de programas de qualidade em alimentos.
Marcelo Silveira Badejo

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Luterana do Brasil (1998), mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2000) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Foi professor na UNOESC (2005 -2006) nas disciplinas de gestão de custos, estratégia em agronegócio e mercados futuros e opções agropecuárias. Na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2006-2008) atuou principalmente nos seguintes temas: gestão estratégica, gestão de custos - cadeia de valor e análise decadeias produtivas. Atualmente é professor da FURG.
Sílvia Helena Galvão de Miranda

Possui graduação em Engenharia Agronômica- ESALQ-USP (1990) e Mestrado (1997) e doutorado (2001) em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Atualmente é Professora Doutora – Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) – ESALQ/USP, nas disciplinas de Economia e Gestão do Agronegócio, Economia Internacional 8
e Política e Planejamento Econômico, Pesquisadora no Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA):Coordenadora técnica do projeto Indicador de Preços do Arroz em Casca do RS – CEPEA/ESALQ/BM&F. Pesquisadora nas áreas de economia internacional (Política Comercial - Barreiras sanitárias, técnicas e ambientais), agronegócio e economia dos recursos naturais.
Valquiria Prezotto...
tracking img