Agronegocios - cadeia produtiva da laranja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De todas as árvores frutíferas, uma das mais conhecidas, cultivadas e estudadas em todo o mundo é a laranjeira. Como todas as plantas cítricas, a laranjeira é nativa da Ásia, mas a região de origem é motivo de controvérsia. Alguns historiadores afirmam que os cítricos teriam surgido no leste asiático, nas regiões que incluem hoje Índia, China, Butão, Birmânia e Malásia. A laranja é rica emvitaminas do complexo B, contém um pouco de vitamina A e é considerada a melhor fonte de vitamina C (duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa). Além disso, contém açúcares simples, que são facilmente assimilados pelo organismo. Da flor e da folha extraem-se óleos e essências usados na medicina caseira.

A trajetória da laranja pelo mundo é conhecida apenasde uma forma aproximada. Segundo pesquisadores, ela foi levada da Ásia para o norte da África e de lá para o sul da Europa, onde teria chegado na Idade Média. Da Europa foi trazida para as Américas na época dos descobrimentos, por volta de 1500.

A laranja espalhou-se pelo mundo sofrendo mutações e dando origem a novas variedades. Durante a maior parte desse período, a citricultura fricouentregue a sua própria sorte - o cultivo de sementes modificava aleatóriamente o sabor, aroma, a cor e o tamanho dos frutos.

As pesquisas e experimentos para aprimorar variedades de laranja começaram a ser desenvolvidas no século XIX na Europa, depois da disseminação das teorias de Mendel e Darwin. Já antes do século XX, os Estados Unidos passaram a liderar os esforços técnicos nessa área. Todos osestudos sempre tiveram voltados para o melhoramento do aspecto, tamanho e sabor dos frutos, como também o aprimoramento genético para a obtenção de árvores mais resistentes às doenças e variações climáticas. |
|
|
Atualmente, os pomares mais produtivos, resultantes de uma citricultura estruturada, estão nas regiões de clima tropical e sub-tropical, destacando-se o Brasil, Estados Unidos,México, China e África do Sul.

Quarenta ou cinquenta séculos depois da sua presumível domesticação a laranja tem seu maior volume de produção nas Américas, onde foi introduzida há 500 anos. São Paulo, no Brasil, e Flórida, nos Estados Unidos, são as principais regiões produtoras do mundo. |
|

1. A Laranja em um contexto global

A laranja além de ser um dos principais commoditiesagrícolas do comércio mundial também é um dos principais produtos do agronegócio brasileiro.
De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior, a laranja em forma de suco concentrado respondeu em 2005 e 2006 por cerca de 0,76 % do volume total de exportações, conforme a Tabela 1:

Tabela 1: Exportação Brasileira por Grupo de Produtos em 2005 e 2006 (em U$)
Fonte: Ministério do Desenvolvimento/Secretaria de Comércio Exterior.

No ranking de produtos agrícolas exportados pelo Brasil, a soja é o principal, representando em 2006, 21,7% das exportações de produtos agrícolas (US$ 9,3 bilhões) e 6,77% do total das exportações brasileiras. O suco de laranja ficou em 9º lugar com U$ 1,04 bilhão em 2006; atrás de produtos como soja, carnes, produtos florestais, complexo sucro-alcooleiro, couros eprodutos de couro, café, fumo e seus produtos, fibras e produtos têxteis. Em relação à 2005, o valor das exportações de suco de laranja aumentou 31%, um dos produtos da pauta brasileira de exportações que mais cresceu.

Na safra de 2005/2006 a produção mundial de laranja foi de 46,22 milhões de toneladas. A partir da safra 2000/2001 pode-se considerar que a produção se manteu quase estável,oscilando apenas em função de problemas climáticos e fitossanitários. Nesse período analisado, a maior produção foi na safra de 2003/2004, quando chegou a 51 milhões de toneladas e a menor em 2000/01, quando se registrou uma produção de 44, 6 milhões de toneladas, como podemos ver na Tabela 1 abaixo que apresenta a evolução da produção mundial de laranja e os destinos da laranja in natura: exportação,...
tracking img