Agronegocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Enunciado: Realizar uma resenha crítica sobre o texto: UM ESTUDO SOBRE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL NA CONCEPÇÃO DE DIFERENTES AUTORES.

RESENHA CRÍTICA

LIMA, Súsi M. B.; ALBANO, Adriana G.B. Um estudo sobre clima e cultura organizacional na concepção de diferentes autores. Rev. CCEI - URCAMP, v. 6, n. 10, p. 33-40, ago. 2002.

CREDENCIAIS DAS AUTORAS

Súsi M. Barcelos e Lima éPsicóloga especialista e mestranda em Saúde Pública cursando especialização em Gestão de Recursos Humanos. E-mail: slim@urcamp.tche.br

Adriana Gaffrée Burns Albano é Psicóloga cursando especialização emGestão de Recursos Humanos. E-mail: classea@alternet.com.br

RESUMO DA OBRA

O artigo discorre sobre os conceitos de cultura e clima organizacional, enfatizando sua relevância para promovermudanças organizacionais.

A parte introdutória conceitua o termo organização e cita a influência do indivíduo no clima organizacional.

Na segunda seção desse artigo é feita a explanação dos conceitosde clima e cultura organizacional, esclarecendo também a diferença existente entre ambos.

A seção seguinte, subdividida em cultura e clima organizacional, as autoras discorrem sobre a influência dacultura nacional brasileira em cada organização, ressaltando a importância de se conhecer o contexto em que os sistemas sociais produtivos estão inseridos.

Ocupa-se a quarta seção de expor anecessidade da compreensão das peculiaridades da cultura e do clima em equipes interdisciplinares, levando o leitor a refletir sobre a importância da interação entre diferentes profissionais semdesconsiderar as dificuldades encontradas em trabalhar com um grupo muitas vezes completamente heterogêneo.

Na quinta seção são tecidas algumas orientações para a realização de uma pesquisa de clima ecultura organizacional capaz de promover mudanças na organização.

Por derradeiro, a última seção aborda a possibilidade de se modificar paradigmas culturais. Ao final, seguem-se as conclusões....
tracking img