Agronegocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1 1 - O Agronegócio Brasileiro
Justificativa
Neste capítulo, procura-se mostrar ao estudante do MBA que a agricultura já não pode mais ser dissociada dos demais setores da economia responsáveis por todas as atividades que garantem a produção, a transformação, a distribuição e o consumo de alimentos. Essa visão sistêmica ou de inter-relação dos vários agentes do sistema de produçãochama-se agronegócio, agronegócio ou complexo agroindustrial. Tal conjunto de atividades que tem início nos fornecedores de insumos e bens de produção e fim nos consumidores representa um papel fundamental na economia brasileira, além de ser o setor chave de inserção do Brasil no mercado externo.

Objetivos
a) Permitir o entendimento do conceito de agronegócio e discutir as suas principaistendências no Brasil, b) Apresentar os principais elementos formadores do agronegócio, bem como o processo de inter-relação dos vários agentes, c) Apresentar a importância econômica do agronegócio, no Brasil, além da contribuição de cada segmento para a economia como um todo.

1.1 - Visão e Conceito de Agronegócio
Até hoje, a maioria das pessoas ainda pensa que a agricultura se restringe a arar osolo, plantar semente, fazer colheita, ordenhar vacas ou alimentar os animais. Esse, na realidade, foi o conceito de agricultura que perdurou até o início dos anos da década de 1960. Contudo, a chamada industrialização da agricultura, a qual tem gerado crescente dependência da agropecuária com o setor industrial, como resultado das grandes transformações tecnológicas incidentes sobre o setor rural,fez com que a agricultura sofresse uma radical mudança de concepção. Mais recentemente vem se utilizando o termo denominado agronegócio, no qual se concebe a agricultura como um amplo e complexo sistema, que inclui não apenas as atividades dentro da propriedade rural (ou seja, dentro da “porteira agrícola”, que é a produção em si), como também e principalmente as atividades de distribuição desuprimentos agrícolas (ou seja, os insumos), de armazenamento, de processamento e distribuição dos produtos agrícolas.

2

3

Isso significa dizer que o agronegócio ultrapassa as fronteiras da “propriedade rural” (agrícola ou pecuária) para envolver todos os que participam direta ou indiretamente no processo de levar os alimentos e fibras aos consumidores. Em outras palavras, o agronegócioengloba não apenas os que trabalham diretamente com a terra, mas também as pessoas e empresas que fornecem os insumos (como, por exemplo, fertilizantes, defensivos, rações, crédito e sementes), processam os produtos agropecuários (por exemplo, grãos, fibras, carne e leite, entre outros) manufaturam os alimentos e fibras (tais como: pão, bolachas, massas, sorvetes, calçados, roupas, entre outros),transportam e vendem esses produtos aos consumidores (por exemplo, supermercados, restaurantes, lanchonetes, panificadoras, lojas de calçados e tecidos). No primeiro capítulo, já foi dado o primeiro passo para que se entendam as atividades de produção-distribuição e consumo como integrantes de um sistema, quando foi abordada a visão sistêmica da agricultura, seja por meio dos estágios integradosou de coordenação de atividades de produção-distribuição. Numa outra visualização, o sistema de agronegócio (sistema de alimentos e fibras, agronegócio ou complexo agroindustrial) pode ser representado conforme mostra a figura 1.1.

Figura 1.1 – Os Elementos do Sistema de Agronegócio. Desde os anos da década de 1960 (nos Estados Unidos, principalmente) e a partir da década de 1970, no Brasil,esse sistema tem experimentado uma rápida transformação, devida tanto ao surgimento de novas indústrias ligadas à agropecuária, quanto ao fato de as atividades agrícolas virem se tornando cada vez maiores e mais especializadas.

3

4

As primeiras transformações ocorreram no segmento de suprimentos agrícolas, como resultado das adoções tecnológicas ligadas à agropecuária, principalmente a...
tracking img