Agronegocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 O AGRONEGOCIO BRASILEIRO 4

3 CONCEITO DE EMPRESAS RURAIS......................................................................5

3.ATIVIDADES DE UMA EMPRESA RURAL..............................................................5

3.1.1 Exaustão e Amortização......................................................................................6

4 AS DIFERENÇASENTRE AGRONEGOCIO E AGROINDUSTRIAL......................8

5 TIPOS DE CULTURA...............................................................................................9

5.1 CULTURA TEMPORARIA.....................................................................................9

5.1.1 Contabilização dos gastos na Cultura Temporaria antes da colheita e após acolheita........................................................................................................................9

5.2 CULTURAS PERMANENTES..............................................................................10

5.2.1 Calculo de Depreciação....................................................................................10

6 TIPOS DEPECUARIA............................................................................................12

6.1 CLASSIFICAÇÃO DO GADO NO BALANÇO PATRIMONIAL.............................12

4 CONCLUSÃO.........................................................................................................16

REFERENCIAS........................................................................................................17

INTRODUÇÃOA maioria das pessoas ainda pensa que a agricultura s restringe a arar o solo, plantar semente, fazer colheita, ordenhar vacas ou alimentar animais. Esse, na realidade, foi o conceito de agricultura que perdurou até o inicio da década de 1960. Contudo, a chamada industrialização da agricultura, a qual tem gerado crescente dependência da agropecuária com relação ao setor industrial, comoresultado das grandes transformações tecnológicas experimentadas pelo rural, levou a uma mudança de concepção sobre a agricultura.
A agricultura é vista como um amplo e complexo sistema, que inclui não apenas as atividades dentro da propriedade rural, como também, e principalmente, as atividades de distribuição de suprimentos agrícolas (insumos), de armazenamento, de processamento edistribuição dos produtos agrícolas.
Por agronegócio deve-se entender a soma total das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento, do processamento e da distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos com base neles.

o agronegócio brasileiro

Agronegócio brasileiro responsávelpor cerca de 1/3 de tudo que é produzido no país, o agronegócio é o setor mais importante da economia brasileira.
O agronegócio é o motor da economia nacional, registrando importantes avanços quantitativos e qualitativos, que se mantém como setor de grande capacidade empregadora e de geração de renda, cujo desempenho médio, tem superado o desempenho do setor industrial,ocupando, assim, a posição de destaque no âmbito global, o que lhe dá importância crescente no processo de desenvolvimento econômico, por ser um setor dinâmico da economia e pela sua capacidade de impulsionar os demais setores.
O conceito de agronegócio implica na idéia de cadeia produtiva, com seus elos entrelaçados e sua interdependência. A agricultura moderna extrapolou os limitesfísicos da propriedade. Dependendo, cada vez mais, de insumos adquiridos fora da fazenda, e sua decisão do que produzir, quanto e como está fortemente relacionada ao mercado consumidor. Há diferentes agentes no processo produtivo, inclusive o agricultor, em uma permanente negociação de quantidades e preços. (CONTINI, 2001). Segundo este mesmo autor, o agronegócio brasileiro compreende atividades...
tracking img