Agronegocio brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O Agronegócio Brasileiro é um dos principais setores da economia nacional, conseguindo atingir posição de destaque mesmo em condições desiguais de competição.
Nos últimos anos as exportações tem crescido a taxas de 6% ao ano e a balança comercial brasileira tem sido positiva. Como resultado o agronegócio já é responsável por 30% da geração de riqueza da nação (Produto Interno Bruto -PIB), 37% do total de empregos e mais de 40% das exportações.
Uma das raízes mais profundas, que demanda soluções urgentes em curto prazo, é conhecida e está firmemente distribuída pelos principais estados produtores: a ocorrência de barreiras logísticas significativas na malha viária terrestre (rodovias e ferrovias), no transporte marítimo e fluvial, na limitada capacidade de armazenagem, nareduzida capacidade de escoamento dos portos e, na real possibilidade de limitações no aumento da oferta futura de energia.
Neste trabalho, veremos mais especificamente a situação da infraestrutura brasileira em ambos os setores aqui falados acima, mostrando que o pouco investimento em infraestrutura prejudica a economia e o crescimento do país.

DESENVOLVIMENTO
Agronegócio é toda relaçãocomercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil o termo agropecuária é usado para definir o uso econômico do solo para o cultivo da terra associado com a criação de animais. O Agronegócio Brasileiro é um dos principais setores da economia Brasileira, conseguindo atingir posição de destaque mesmo em condições desiguais de competição.
Relacionando diversas atividadesda economia brasileira, nota-se que o agronegócio participa com maior intensidade na economia:

- Agronegócios – 13,3%
- Bebidas – 12,7%
- Automotores – 11,7%
- Papel e celulose – 11,5%
- Mineração – 9,5%
- Alimentos – 9%

Esses últimos anos parecem ter sido decisivos para o comércio exterior Brasileiro, pois as exportações atingiram o volume financeiro de mais de US$ 94 bilhões.Está mais do que claro que as condições de infraestrutura do Brasil não são das melhores, que existem diversos problemas a serem resolvidos e que esses problemas acabam dificultando e atrapalhando muito as atividades no país, tornando assim o crescimento do agronegócio mais lento e como consequência, a economia brasileira acaba não crescendo na proporção esperada, considerando que o Brasil tempotencial suficiente para apresentar uma das mais fortes e intensas economias do mundo relacionada às atividades que envolvem o agronegócio.
Em pouco mais de uma década mais do que duplicou a produção de grãos, estimada em 122 milhões de toneladas em 2006. A oferta doméstica de carnes, leite e hortigranjeiros aumentou substancialmente e os preços praticados ao nível dos consumidores estãoextremamente baixos. Entretanto, os preços baixos pagos pelos consumidores possuem uma contrapartida perversa na outra ponta, a da produção. Todo esse crescimento constante exige um outro nível de infraestrutura, um nível muito superior ao encontrado no Brasil atualmente.
A possibilidade de crescimento da produção de grãos, fibras, energia, carnes, frutas, hortaliças, tubérculos, flores e piscicultura émuito grande, tanto sob a forma de aumento de produtividade, quanto pela expansão das áreas cultivadas em mais 15,5 milhões de hectares.

Por motivos das dificuldades encontradas na infraestrutura brasileira, tem se tornado frequente encontrar diversos problemas como filas de caminhões de até 85 km no Porto de Paranaguá, confusões e congestionamentos no porto de Santos, navios esperando em média22 dias para atracar, estradas esburacadas dificultando o tráfego de caminhões, por exemplo, se considerarmos um caminhão que sai de Manaus em direção a São Paulo, ele demora cerca de 30 dias para chegar ao seu destino porque a infraestrutura é deficiente e há burocracia para o transporte, outro problema sério são as invasões e favelização das vias férreas, entre outros problemas, tem sido...
tracking img