Agroecologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade 1 AGROECOLOGIA








CURIOSIDADES

CONCEITO DE AGROECOLOGIA

Desde muito tempo os homens vêm buscando estabelecer estilos de agricultura menos agressivos ao meio ambiente e capazes de proteger os recursos naturais, conservar o meio ambiente, além de serem mais duráveis no tempo, tentando fugir doestilo convencional de agricultura que passou a ser hegemônico a partir dos novos descobrimentos da química agrícola, da biologia e da mecânica ocorridos já no início do século XX. Em diversos países, passaram a surgir estas agriculturas alternativas, com diferentes denominações: orgânica, biológica, biodinâmica, permacultura, etc., cada uma delas seguindo determinados princípios, tecnologias, normas,regras e filosofias, segundo as correntes a que estão aderidas. Não obstante, na maioria das vezes, tais alternativas não conseguiram dar as respostas para os problemas socioambientais que foram se acumulando como resultado do modelo convencional de desenvolvimento e de agricultura que passaram a predominar, particularmente, depois da II Grande Guerra.
Neste ambiente de busca e construção denovos conhecimentos, nasceu a Agroecologia, como um novo enfoque científico, capaz de dar suporte a uma transição a estilos de agriculturas sustentáveis e, portanto, contribuir para o estabelecimento de processos de desenvolvimento rural sustentável. A partir dos princípios ensinados pela Agroecologia passaria a ser estabelecido um novo caminho para a construção de agriculturas de base ecológica ousustentável.

AGROECOLOGIA: é entendida como um enfoque cientifico destinado a apoiar a transição dos atuais modelos de desenvolvimento rural e de agricultura convencionais para estilos de desenvolvimento rural e de agriculturas sustentáveis. (Caporal e Costabeber, 2001a; 2000b; 2001,2002).
A agroecologia é uma abordagem da agricultura que se baseia nas dinâmicas da natureza. Dentro delas sedestaca a sucessão natural, a qual permite que se restaure a fertilidade do solo sem o uso de fertilizantes minerais,

e que se cultive sem uso de agrotóxicos. Que é um tipo de insumo agrícola. Os agrotóxicos podem ser definidos como quaisquer produtos de natureza biológica, física ou química que têm a finalidade de exterminar pragas ou doenças que ataquem as culturas agrícolas. Osagrotóxicos podem ser : pesticidas ou praguicidas (combatem insetos em geral), fungicidas (atingem os fungos) ou herbicidas (que matam as plantas invasoras ou daninhas). Os agrotóxicos são produtos químicos usados na lavoura, na pecuária e mesmo no ambiente doméstico: inseticidas, fungicidas, acaricidas, nematicidas, herbicidas, bactericidas, vermífugos. Podem ainda ser tóxicos os solventes, tintas,lubrificantes, produtos para limpeza e desinfecção de estábulos, etc. Eles causam muitos problemas tanto para o meio ambiente, quanto para os seres humanos e animais.
PRODUZIR O QUE E PRA QUEM?

O surgimento da agroecologia, cujas bases ainda estão sendo fundadas, coincidiu com a preocupação pela preservação dos recursos naturais. Os critérios de sustentabilidade nortearam as discussões sobre umaagricultura sustentável, que garanta a preservação do solo, dos recursos hídricos,

da vida silvestre e dos ecossistemas naturais, e ao mesmo tempo garanta a segurança alimentar Um conceito importante na garantia de um alimento saudável é o dos "perigos", que podem ser de origem biológica, química ou física.
No âmbito da agroecologia encontramos asdiscussões sobre agricultura orgânica, biodinânica, natural, a agrofloresta, a permacultura.
Agricultura orgânica ou agricultura biológica É o termo frequentemente usado para a produção de alimentos e produtos animais e vegetais que não faz uso de produtos químicos sintéticos ou alimentos geneticamente modificados, e geralmente adere aos princípios de agricultura sustentável....
tracking img