Agroecologia e seus ramos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo abordar a agroecologia, enfatizando seu conceito, princípios, bem como seus respectivos ramos. Assim, é possível verificar de forma abarcante, viável e sustentável um novo modelo de relacionamento entre homem, natureza, economia e meio ambiente. Como destaque aborda-se a permacultura, focada na justiça social e na busca pela sustentabilidade dasgerações.

PALAVRAS CHAVE: agroecologia, permacultura e sustentabilidade.

1. INTRODUÇÃO
O avanço no conhecimento científico e tecnológico não tem se traduzido em melhoria na qualidade de vida da maioria da população, uma vez que as bases do modelo econômico-social e a constante exploração dos combustíveis fósseis em plena Era Industrial tem sido responsável pela explosãodemográfica, pelos pacotes tecnológicos, e principalmente pelo novo modelo e perfil das sociedades modernas. O desenfreado consumo dos recursos naturais, consequentemente, tem aumentado em função de uma demanda de matéria-prima crescente, dando origem a crises de várias naturezas, e respectivamente provocando de forma cognitiva uma ameaça á sobrevivência da vida no planeta.
Alguns apontamsoluções que consistem na ruptura definitiva e profunda do atual modelo de produção de alimentos e exploração dos recursos naturais. Outros, porém, sugerem uma transição do modelo atual para novos modelos de produção, que utilizam antigas formas de produção repaginadas e com maior efetividade tanto no que diz respeito a segurança alimentar, quanto à resposta aos desafios de sustentabilidade da humanidadeatual e das gerações futuras. Dentre esses modelos de produção a Agroecologia ganha destaque, atualmente. Esta por sua vez, diz respeito ao conjunto de estudos das relações entre, agricultura e o meio ambiente, que busca de maneira equilibrada manejar os recursos naturais e respeitar a teia da vida.
Em síntese considera-se agroecologia aciência ou campo de conhecimentos de natureza multidisciplinar, cujos ensinamentos pretendem contribuir na construção de estilos de agricultura de base ecológica e na elaboração de estratégias de desenvolvimento rural, tendo-se como referência os ideais da sustentabilidade numa perspectiva multidimensional.  Neste sentido, a permacultura surge como uma alternativa que visa incorporar os aspectossociais de produção, com a equidade, segurança alimentar, sustentabilidade, e qualidade de vida humana e animal. Esta por sua vez, propõe contribuir para a formação de uma agricultura e uma cultura mais sustentável, para que possa ser aplicada em sua maneira prática, resolutiva e construtiva nas Áreas de Proteção Ambientais Brasileiras.

2. AGROECOLOGIA E A PERMACULTURA
No atual estadode saúde em que se encontra o meio ambiente, apresenta-se a permacultura como uma alternativa viável de enfrentamento desta situação, possibilitando a recuperação de áreas degradadas e a preservação das ainda intocadas pelo ser humano. Sugere-se a combinação de técnicas permaculturais na solução do problema da habitação de interesse social explicitado pelo crescente déficit populacional, ondemilhões de pessoas sobrevivem em precárias condições de higiene e segurança. É apresentada, aqui, uma estratégia de intervenção em comunidades de baixa renda, a fim de que o objetivo seja alcançado, qual seja, possibilitar uma vivência digna para estas pessoas, ao mesmo tempo em que se cuida do ambiente natural. Desde a explosão econômica proporcionada pela revolução industrial, ocorrida na segundametade do século XVIII, a humanidade desenvolveu um ritmo frenético de vida, com um apelo massivo ao consumismo, cujo objetivo primordial é obter lucro econômico, em detrimento da qualidade de vida do ser humano. A exclusão social a partir desse período aumentou exponencialmente, gerando uma massa de pessoas que literalmente estão de fora do “desenvolvimento” econômico mundial. Neste contexto...
tracking img