Agripina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Agripina Minor ou Agripina a jovem (Novembro de 16 - Abril de 59 d.C.) foi um membro importante da família imperial romana dos Júlio-Claudianos. Filha de Germânico e Agripina Major foi bisneta doImperador César Augusto, irmã de Calígula e cunhada de Tibério. Mais tarde tornou-se imperatriz através do seu casamento com Cláudio, que também era seu tio.

Agripina nasceu durante uma das campanhasmilitares do pai, que Agripina Major insistia em acompanhar mesmo grávida, no acampamento de Oppidum Ubiorum nas margens do Reno da Germânia Inferior. Mais tarde esta localidade seria rebaptizada em suahonra com o nome de Colónia Agrippinae e actualmente corresponde a Colónia, uma das cidades mais importantes da Alemanha.

O seu primeiro casamento foi com Gneu Domício Aenobarbo, pertencente a umafamília tradicional da aristocracia republicana. Desta união nasceu um filho, Lúcio Domício Aenobarbo, que ficaria conhecido para a história como Nero. Na viuvez, Agripina seduziu o imperador Cláudio,seu tio, e casou-se com ele no dia 1 de Janeiro de 49, depois da queda em desgraça e execução da imperatriz Messalina.

Rapidamente, Agripina tornou-se conselheira do tio e graças à sua influênciasobre ele, convencendo-o inclusive a adoptar Nero como filho. Cláudio acede e nomeia o enteado e sobrinho-neto como sucessor, apesar de ter ele próprio um herdeiro, Britânico. Mais tarde na sua vida,Cláudio afirmou em público o seu arrependimento por estas decisões, num acesso de franqueza que lhe pode ter custado a vida. Sentindo o seu poder diminuir, Agripina decidiu tomar a iniciativa mostrandoestar bem à altura dos seus parentes masculinos. Acredita-se que foi ela a responsável pela morte de Cláudio através de envenenamento e consequente subida ao trono de Nero.

Durante algum tempo,Agripina gozou do favor do filho que controlava segundo as suas conveniências. Mas em breve Nero fartou-se da sua companhia e das críticas ásperas que lançava a suas veleidades artísticas. Agripina foi...
tracking img