Agrimensura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TOPOGRAFIA

Topografia é a ciência aplicada cujo objetivo é mostrar no papel uma certa configuração de um terreno, a topografia permite representar em planta os limites de uma propriedade os detalhes de seu interior como cercas, campos cultivados, vales, córregos e etc. A topografia representa através de plantas com curvas de nível os relevos com todas as suas elevações e depressões, também nospermite conhecer a diferença de nível entre dois pontos seja qual for a distância que os separe, nos mostra também o volume de terra que será retirado ou colocado para que um terreno antes irregular, torne-se plano.

DIVISÕES DA TOPOGRAFIA

A topografia se divide em planimetria e altimetria: Planimetria – são grandezas sobre um plano horizontal essas grandezas são as distâncias e os ângulos,portanto, as distâncias horizontais e os ângulos horizontais para representa-lo teremos de faze-lo através de uma vista de cima e elas aparecerão projetadas sobre um plano horizontal. Altimetria – fazemos as medições das distâncias e dos ângulos verticais que, na planta, não podem ser representados (exceção feita às curvas de nível), por essa razão a altimetria são representados por um planovertical, vista lateral, perfil, corte e elevação.

EQUIPAMENTOS AUXILIARES DA TOPOGRAFIA
Entre os equipamentos auxiliares para se efetuar os levantamentos topográficos incluem-se:

Balizas – são peças com 2m de altura, de seção octogonal, pintadas a cada 50 cm em duas cores contrastantes (vermelho e branco) e tendo na parte inferior um ponteiro de ferro para auxiliar na fixação no terreno.

1 Fichas – são peças de ferro, de seção circular com cerca de 40cm de altura, são pontiagudas na extremidade inferior, para cravação no solo e na extremidade superior possui uma cabeça circular ou triangular, são pintadas com cores vivas para melhor visualização. As fichas compõem grupos de 5 ou 10, em argola de ferro, onde são enfiadas pela extremidade superior

2

Corrente de agrimensor –trata-se de uma peça para medidas de distâncias que conforme seu nome assemelha-se a uma corrente. Tem grande facilidade de articulação e rusticidade. É composta de barras de ferro ligadas por elos, dois em cada extremidades cada barra entre elos mede 20 cm 5 barras com os respectivos elos representam 1 metro, a cada metro encontra-se presa uma medalha onde esta gravado o número de metros. Aprimeira e a última barras são diferentes, pois contem as manoplas, as quais permitem a extensão com força suficiente para eliminar a curvatura que o peso da própria corrente ocasiona.

3

Trena de plano ou lona - é uma fita de lona graduada em centímetros enrolada no interior de uma caixa circular através de uma manivela, seus comprimentos variam de 10, 15, 20, 25, 30 até 50m.

Cadernetas decampo – as anotações de campo devem ser feitas em cadernetas apropriadas. As condições de trabalho são rústicas e árduas obrigando o emprego de uma caderneta com encadernação especial, de capa dura impermeabilizada e com papel resistente nas folhas internas. A caderneta de campo, em certos trabalhos, principalmente oficiais, é uma peça de extrema importância e deve ser mantida inalterada.

MÉTODOSDE MEDIÇÃO DE DISTÂNCIAS HORIZONTAIS
Taqueometria – É o emprego do taqueômetro que seria um teodolito que possui linhas de vista divergentes como na figura abaixo. As linhas de vista FA e FB (divergentes) atingem uma régua graduada que é a mira, permitindo a leitura da distância I, assim é conhecida a constante (f/i) pode-se assim calcular S = I.f/I sendo S a distância entre o aparelho no pontoF e a mira no ponto M.

4

Mira base – esse equipamento emprega o mesmo princípio da taqueometria, porém com uma inversão: aqui o valor I torna-se constante, e a variável é a abertura angular das duas linhas de vista. Uma barra de 2 metros é assentada, sobre um tripé no ponto B de modo a ficar horizontal e perpendicular à linha de vista que vem de A. O teodolito colocado em A, mede o ângulo...
tracking img