Agricultura e informática

Páginas: 9 (2098 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2011
Informática na Cafeicultura e Agricultura
Antiga, Moderna e Contemporânea

Introdução

A informática é uma grande aliada da agricultura. Hoje, existem muitas experiências com resultados interessantes que tornam a tecnologia uma ferramenta importante para o sucesso do agronegócio. A informática pode atuar na área de agricultura de precisão, sistemas de suporte à decisão,rastreabilidade animal e vegetal, instrumentação e controle, inclusão digital, gestão e empreendedorismo rural, sistemas de informação aplicados ao agronegócio, sistemas de previsão de doenças, sensores agrícolas, entre outros.
Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos,  ferramentas, ouapenas para contemplação estética. O prefixo agro tem origem no verbete latino agru que significa "terra cultivada ou cultivável".
Há cerca de doze mil anos, durante a pré-história, no período do neolítico ou período da pedra polida, alguns indivíduos de povos caçadores-coletores notaram que alguns grãos que eram coletados da natureza para a sua alimentação poderiam ser enterrados, isto é,"semeados" a fim de produzir novas plantas iguais às que os originaram.
Essa prática permitiu o aumento da oferta de alimento dessas pessoas, as plantas começaram a ser cultivadas muito próximas uma das outras. Isso porque elas podiam produzir frutos, que eram facilmente colhidos quando maduros, o que permitia uma maior produtividade das plantas cultivadas em relação ao seu habitat natural.
Logo, asfreqüentes e perigosas buscas à procura de alimentos eram evitadas. Com o tempo, foram selecionados entre os grãos selvagens aqueles que possuíam as características que mais interessavam aos primeiros agricultores, tais como tamanho, produtividade, sabor e outras.
Assim surgiu o cultivo das primeiras plantas domesticadas, entre as quais se inclui o trigo e a cevada.
A história do café começouno século IX. O café é originário das terras altas da Etiópia(possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) e difundiu-se para o mundo através do Egito e daEuropa. Em 1727, o sargento-mor Francisco de Melo Palheta, a pedido do governador do Estado do Grão-Pará, lançou-se numa missão para conseguir mudas de café, produto que já tinha grande valor comercial. Para isso, fez uma viagem à Guiana Francesa elá se aproximou da esposa do governador da capital Caiena. Conquistada sua confiança, conseguiu dela uma muda de café-arábico, que foi trazida clandestinamente para o Brasil.
A agricultura permite a existência de aglomerados humanos com muito maior densidade populacional que os que podem ser suportados pela caça e coleta. Houve uma transição gradual na qual a economia de caça e coleta coexistiucom a economia agrícola: algumas culturas eram deliberadamente plantadas e outros alimentos eram obtidos da natureza.
Com o passar dos anos, estudiosos foram introduzindo na agricultura ferramentas que facilitassem as culturas, tornando-as de melhor qualidade e capaz de produzir maior quantidade. As tecnologias implantadas foram de vital importância para o futuro da agricultura, haja vista queatualmente terras que não eram cultiváveis são grandes produtoras de alimentos, tais como algumas regiões do norte do país que são grandes produtoras de uvas graças ao sistema de irrigação feito no canal do São Francisco.
A informatização, como em todos os setores da sociedade, traz inúmeros benefícios e para agricultura e cafeicultura não seria diferente. Hoje é possível através de análise saberquais melhores períodos para plantios, quais as necessidades do solo para desenvolver tal cultura, qual cultura pode ser inserida em determinada área, entre tantas outras facilidades. Com tantos dados em mãos é possível evitar perdas e prejuízos, além ainda do fato de contar com diversos implementos agrícolas que possibilitaram ao homem realizar muitos mais trabalhos em tempo muito menores.
Do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Informática na Agricultura
  • Informática na agricultura
  • Aplicações de informática na agricultura
  • A importancia da informática na agricultura
  • agricultura
  • Agricultura
  • agricultura
  • Agricultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!