Agricultura natural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Como está relatado no texto a agricultura natural foi um método desenvolvido pelo filosofo Mokiti Okada, na década de 30, esse método privilegia a força intrínseca do solo, cuja qualidade é fatorprimordial para a obtenção de boas colheitas. Segundo esse princípio, a fertilização do solo consiste no fortalecimento de sua energia natural. Para isso, basta torná-lo puro e limpo. Quanto mais puro éo solo, maior é a sua força para o desenvolvimento das plantas.
Portanto a Agricultura Natural é definida como um sistema de exploração agrícola que se fundamenta no emprego de tecnologias queprocuram tirar o máximo proveito da natureza, isto é, da ecologia e dos recursos naturais locais. Em outras palavras, as técnicas de cultivo de agricultura natural fundamentam-se no método natural deformação do solo, contando com a força da natureza e com todos conhecimentos técnicos científicos adquiridos ao longo da evolução humana sem nenhuma agressão ao solo. Assim, preconiza-se na agriculturanatural, a adoção de um sistema de exploração agrícola que venha acelerar o processo de reversão do solo desgastado. Essa recuperação do solo é processada durante a fase de exploração agrícola, a fim deque o trabalho de reversão não seja antieconômico.
Diferentemente dos métodos convencional, o método da Agricultura Natural não emprega produtos químicos ou esterco animal, e sim faz uso de sobras devegetais, que conservam a pureza do solo e permitem a reciclagem dos nutrientes para o desenvolvimento das plantas. Além dos aspectos que envolvem saúde e ecologia, o método de cultivo natural temclaras implicações econômicas e sociais. Essa agricultura proposta por Mokiti Okada é certamente uma ferramenta com capacidade de contribuir de forma eficaz para conter o avanço dos sérios problemascausados pelas grandes mudanças climáticas em todo o mundo. Seus fundamentos estão direcionados para a saúde e recuperação da parte física, biológica e química do solo, ao contrário da agricultura...
tracking img