Agricultura de precisao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AGRICULTURA DE PRESCISÃO


1- INTRODUÇÃO

A agricultura de precisão surgiu como uma nova tecnologia proporcionando a agricultura para chegar em níveis de produtividades bem maiores, deixando a propriedade com níveis de fertilidade mais homogênea.
E com a evolução da informática permite por em pratica essa nova tecnologia.2- 10 LINKS RELACIONADOS A AGRICULTURA DE PRESCISÃO

http://www.embrapa.br/publicacoes/institucionais/pesquisa-em-rede/folhetos/Agricultura%20de%20precisao.pdf

http://www.scielo.br/pdf/cr/v32n1/a27v32n1.pdf

http://www.preciza.com.br/index.php?pages=2&goto=2&nome=empresa&altura=1120&num=2&num_menu=2&nome=empresa&altura=1120http://www.cnpa.embrapa.br/produtos/algodao/publicacoes/cba6/palestras/1622.pdf

http://w3.ufsm.br/ppgcs/congressos/CBCS_Gramado/Arquivos%20trabalhos/Agricultura%20de%20precis%E3o_Ricardo%20B.pdf

http://www6.ufrgs.br/cbcs/palestras/FabioBaio.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_de_precis%C3%A3o

http://www.agriculturadeprecisao.org.br/

http://www.webrural.com.br/webrural/artigos/tecnologia/ap/ap.htmhttp://www.srsagriculturadeprecisao.com.br/?open=eJwzMjO30DE0NDPWMTSwL0i3zcwrLsksKU3OzM9LzFErySzItzVSM7IwM9IxtDA10DEyNAMAcuIOPQ%3D%3D2580,1322,15.html

















3-DOWNLOAD ARTIGO CIENTIFICO

Com a globalização da economia e a competitividade de preço dos produtos agrícolas, surgiu a necessidade de se obter níveis de competitividade internacionais. Além disto, a busca pela conservação dosrecursos naturais, impõe à atividade agrícola novos métodos e técnicas de produção, aliados à eficiência e maior controle dos resultados obtidos no campo, em relação ao que se pratica hoje. Além disso, a agricultura moderna está relacionada ao plantio de extensas áreas de monocultura, e um dos principais problemas que reflete diretamente na produtividade agrícola de extensas áreas é a distribuiçãoinadequada de calcário, semente, adubo, herbicida e inseticida no terreno. Este fato tem acarretado zonas de baixa produção de grãos e cereais dentro da área cultivada.
Como uma resposta para minimizar estes problemas e com o avanço da tecnologia, foi possível que satélites, computadores e sensores auxiliassem a agricultura. Surgiu, então um novo sistema de produção que, há alguns anos já éutilizada pelos agricultores de países de tecnologia avançada, chamado de Precision Agriculture, Precision Farming, e no Brasil de Agricultura de Precisão. Este sistema vem resgatar a capacidade de conhecer cada metro quadrado da lavoura, que foi perdido à medida que as áreas cultivadas foram crescendo.
Conceitos sobre Agricultura de Precisão
A AP é uma tecnologia que utiliza em conjunto sinais desatélite e softwares para interpretação de dados geoprocessados, isto é, recolhe e reuni informações da área cultivada, sempre com a localização precisa.
O uso racional dessas tecnologias, utilizadas como ferramentas de acompanhamento, controle e análise, permitem verificar as variações espaciais e temporais dos fatores limitantes à produção, orientando no processo de tomada de decisão naaplicação localizada de insumos e no manejo diferenciado das culturas no campo de produção. Assim, pode-se determinar "qual, quando e onde" o insumo deve ser aplicado e "como" fazê-lo, permitindo identificar locais específicos com diferentes potenciais de produtividade, podendo-se determinar ou não, desde que econômica e tecnicamente viáveis, investimentos em insumos ou na correção de fatores limitantes àprodução, visando a maximização da produtividade e minimização dos impactos ambientais. O principal conceito é aplicar no local correto, no momento adequado, as quantidades de insumos necessários à produção agrícola, para áreas cada vez menores e mais homogêneas, tanto quanto a tecnologia e os custos envolvidos permitirem.
Entre algumas vantagens do sistema, estão:
- uso racional de insumos...
tracking img