Agricultura de precisão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DO USO WADGPS NO BRASIL EM POSICIONAMENTO ABSOLUTO
ERIC T.INOWE, EDUARDO B. BONFIM E LEONARDO F. BARRETO
 RESUMO: O uso dos sinais transmitidos pelo Sistema de Posicionamento Global (GPS de satélites não estacionários) e do WADGPS (satélites estacionários) são uma realidade crescente na localização dos objetos. Utilizou-se no estudo um receptor comercial no intuito de verificar aacurácia dos pontos coletados no Brasil comparando-os com um ponto georreferenciado. O estudo foi conduzido em um marco com as coordenadas geodésicas conhecidas na área da Fundação Nishimura, em Pompéia/SP. Efetuaram-se quatro coletas de dados sendo, respectivamente, duas coletas com uso do WADGPS e as demais sem uso do WADGPS, utilizando um receptor comercial para cada ensaio. Devido o Brasil nãopossuir estações de correção do WADGP não houve melhora na acurácia nas comparações feitas. Novos ensaios para análise do posicionamento dos satélites deverão ser novamente feitas porque o tempo da coleta foi de apenas três horas.
PALAVRAS-CHAVE: GPS, ACURÁCIA E PRECISÃO
WADGPS STUDY OF THE USE IN BRAZIL IN ABSOLUTE POSITIONING
ABSTRACT: The use of signals transmitted by Global PositioningSystem (GPS satellite is notstationary) and WADGPS (stationary satellites) are a growing reality in the location ofobjects. We used a commercial receiver in the study in order to verify the accuracy of the points collected in Brazil comparing them with a georeferenced point. The study was conducted in March with a known geodetic coordinates in the area of the FoundationNishimura, Pompeii / SP. We carriedout data collection and four, respectively, using thetwo collections WADGPS and the other without using WADGPS using a commercial receiver for each test. Because Brazil does not own stations WADGP correction did not improve the accuracy in the comparisons made. New tests to analyze the positioning of the satellites will be made because the time of sampling was only three hours.
KEYWORDS:GPS ACCURACY AND PRECISION
INTRODUÇÃO
Segundo MONICO (2008), posicionar um objeto é atribuir coordenadas e desde a antiguidade o homem procurou ampliar os locais de origem expandindo-se, principalmente, no período da navegação marítima para mundo afora. Para isso utilizavam o Sol, planetas e as estrelas como fontes de orientação na navegação celeste os quais nem sempre eram precisos. De acordo doSOBEL (1996) citado por MONICO (2008) a determinação da longitude era o maior problema científico do século XVIII. Diversos meios foram utilizados porém a solução definitiva desse problema, segundo STRANG E BORRE (1997) citado por SOARES (2005) foi o uso do GPS (Sistema de Posicionamento Global) que revolucionou a ciência do posicionamento e de medidas sobre a superfície do planeta Terra.Segundo MONICO (2008) o GNSS (Global Navigation Satellite System – Sistema Global de Navegação por Satélites) sendo: (I) satélites não estacionários com órbitas específicas em torno de 20000km de altitude: NAVSTAR-GPS (americana), GLONASS (Rússia), GALILEO (européia) e COMPASS (chinesa) e (II) satélites estacionários com órbitas em torno de 35000km altitude, são: WAAS (Wide Área NavigationSystem-americana), EGNOS (European GPS Navigation Overlay System – européia), MSAS (MSAT Satellite-based Augmentation System – japonês) e o Gagan ( GPS Aided GEO Augmented Navigation ou GPS and GEO Augmented NAvigation – indiano) e BEIDOU – chinesa.
Segundo MONICO (2000) citado por SOARES (2005) o NAVSTAR – GPS possui constelação básica de 24 satélites, colocados em órbita em torno da Terra, a umaaltitude de aproximadamente 20200 km, com período de 12 horas siderais e disposto em seis planos orbitais de maneira que sempre se tenha um mínimo de quatro satélites em condições de observação em qualquer ponto da superfície terrestre. Esses planos são referenciados pelas letras de A a F e estão separados, entre si, de 60 graus, em ascensão reta, inclinados de 55 graus, em relação ao plano do...
tracking img