Agricultura: conceitos importantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Bloco – Exploração agrícola de reduzida dimensão situada entre uma série de outras pequenas propriedades pertencentes a vários proprietários.

Campos abertos – Quando os campos apresentam uma formaregular, não se encontrando separados por vedações. Surge, geralmente, nas áreas de planície e planalto.

Campos fechados – Quando os campos apresentam uma forma irregular, encontrando-seseparados por vedações (muros, árvores, arbustos, que protegem as culturas e servem para delimitar as propriedades). Mais comum nas áreas de relevo acidentado.

Culturas de regadio – Que precisam de regaregular (ex: milho e hortícolas)

Culturas de sequeiro – Com pouca necessidade de água, adaptam-se bem ao período longo estival, subsistindo com as águas da chuva.

Culturas forrageiras – Culturasque se destinam à alimentação do gado e que são colhidas antes do final do ciclo vegetativo

Culturas permanentes – culturas que permanecem na terra durante longos períodos que fornecem colheitastodos os anos (ex: vinha, Oliveira, pomares de fruto)

Culturas temporárias – Culturas de ciclo vegetativo anual e que têm de ser ressemeadas com intervalos inferiores a 5 anos (ex: cereais,hortícolas)

Emparcelamento – Junção de várias parcelas de pequena dimensão de diferentes proprietários. Tem como principal objectivo o aumento da produção.

Estrutura Fundiária – traduz a forma como asexplorações agrícolas se organizam (número, dimensão, posse da terra)

Minifúndio – Propriedade agrícola de pequena dimensão.

Monocultura – Cultivo de um só produto, frequentemente destinado aomercado.

Montado – Ecossistema muito particular, típico das áreas mediterrânicas mais áridas e que é típico do Alentejo, em algumas áreas do Ribatejo mais interior e da Serra Algarvia. É uma área,normalmente com um relevo ondulado, ocupada por sobreiros e onde se cultivam também alguns cereais de sequeiro e se criam porcos.

Morfologia agrária – Aspectos dos campos no que respeita à sua forma...
tracking img