AGRESTE1

406 palavras 2 páginas
AGRESTE

O Agreste é uma mesorregião do Nordeste, localizada na zona de transição entre a Zona da Mata (litoral nordestino) e o Sertão.
Por ser uma faixa de transição, encontra-se no Agreste tanto a Mata Atlântica quanto a Caatinga. O clima predominante é o semiárido, sendo uma região menos úmida que a Zona da Mata e menos seca que o Sertão.
Por se encontrar no Planalto da Borborema, as altitudes no Agreste variam entre 500m e 800m, as maiores do nordeste brasileiro. Por conta disso, as massas de ar carregadas com umidade provenientes do Oceano Atlântico perdem força nessa região, causando intensas chuvas (chamadas chuvas orográficas) em parte do Agreste e em toda Zona da Mata, além de grandes secas na outra parte do Agreste e em praticamente todo Sertão.
As propriedades rurais nessa região são, geralmente, de pequeno e médio porte – chamadas de minifúndios – com a predominância da agricultura familiar e da rotação de culturas. Os principais produtos são o algodão, o café e o sisal (fibra retirada do agave para produzir cestos, cordas e tapetes).
A principal atividade econômica do Agreste é o artesanato, cujos produtos costumam ser negociados em grandes feiras e centros comerciais, localizados nas principais cidades da região, a saber: Caruaru (Pernambuco), Campina Grande (Paraíba), Feira de Santana (Bahia), Arapiraca (Alagoas) e Itabaiana (Sergipe). feijão, algodão, mandioca, caju, etc.
Também tem O Agreste é um espaço de policultura. Mas também desataca-se na produção de milho, arroz, zona de criação de gado, que produz leite e derivados, e abastece algumas regiões da Zona da Mata. O Agreste Central tem uma área de 10.117 km² e é formada por 26 municípios. De acordo com o censo demográfico 2010 do IBGE, tem uma população de 1.048.968 habitantes, sendo 807.285 habitantes na área urbana e 241.683 habitantes na zona rural. O município mais populoso da região é Caruaru, com 314.951 habitantes e o segundo município

Relacionados