agressividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Agressividade
uma visão multidisciplinar




Trabalho realizado para a disciplina de Biologia







Porto,
8.Janeiro.2014
Resumo:




Conceitos-chave:



AGRESSIVIDADE
UMA VISÃO MULDISCIPLINAR
S
egundo, Keith Oatley e Jennifer M. Jenkins, “o termo que comporta as emoções e o comportamento de conflito é a agressividade”.
Agressão é um comportamentoque visa causar danos físicos ou psicológicos a uma pessoa (s) e que reflecte intenção de ferir.
Quanto à intenção do sujeito distinguimos dois tipos de agressão: agressão hostil e instrumental.
Também quanto ao alvo pode-se distinguir: agressão directa, agressão deslocada e auto-agressão.
Quanto à forma de expressão, distingue-se a agressão aberta, agressão dissimulada e agressão inibida.
Aagressividade continua a ser um tema de bastante divergência, e a questão central é se a agressividade é inata ou se é produto da aprendizagem, para isso iremos recorrer a quatro concepções, desde Freud a Lorenz, e de Dollard a Bandura.
A complexidade da agressão manifesta-se nas formas como se exprime, no alvo a que se dirige, no modo como se organiza.
Quanto à intenção do sujeito:
I. Agressãohostil: agressão emocional e geralmente impulsiva, visa causar danos ao outro.
II. Agressão instrumental: visa um objectivo, frequentemente planeado, e portanto não impulsivo; atingir um fim independentemente dos danos que possa causar.
Quanto ao alvo:
I. Agressão directa: dirigido a outra pessoa ou objecto que justifique a agressão
II. Agressão deslocada: dirigir a agressão a um alvo quenão foi responsável pela causa da sua origem
III. Auto-agressão: o sujeito agride-se a si próprio
Quanto à forma de expressão:
I. Agressão aberta: manifesta-se pela violência física ou psicológica, exemplo: espancamentos, ataques à auto-estima, humilhações.
II. Agressão dissimulada: recurso a meios não abertos para agredir, exemplo: sarcasmo e o cinismo
III. Agressão inibida: não manifesta aagressão para com o outro, mas dirige-a contra si próprio, exemplo: sentimento rancor
A origem da agressividade

1. A concepção de Freud
Segundo Freud, a agressividade é orientada por pulsões, assim como a nossa vida psíquica. Distingue-se dois tipos de pulsões: pulsão da vida e da morte. A pulsão da vida está ligada às manutenções vitais visando a homeostase e pulsões sexuais; a pulsão da morte,que é autodestrutiva, que explica o comportamento agressivo.
“A agressividade constitui uma disposição instintiva primitiva e autónoma do ser humano.” Para Freud a origem da agressividade é biológica, instintiva e inata, onde o indivíduo procura na agressão aos outros um meio de diminuir suas tensões que de outra maneira o impulsionariam a procurar a sua própria morte.
2. A concepção de LorenzSegundo Lorenz e outros etólogos, a agressividade é inerente a todos os organismos. Defende que a energia agressiva faz parte integrante da natureza humana-instintos. Considerava que a agressividade estava geneticamente inscrita sob a forma de um programa que era desencadeada através de estímulos sinais. Mencionando Lorenz, “A agressividade, cujos efeitos são frequentemente idênticos aos dapulsão de morte, é um instinto como qualquer outro e, em condições naturais, contribui, como todos os outros, para a conservação da vida e da espécie. No homem que, pela sua própria acção, modificou demasiado depressa as suas condições de vida, o instinto de agressão produz muitas vezes efeitos nocivos, mas os outros instintos têm resultados análogos, ainda que menos dramáticos.” (Lorenz,1963:8)
3.A concepção de Dollard
Juntamente com Miller e um grupo de psicólogos da universidade de Yale, Dollard propôs a hipótese da Frustração-Agressão. De acordo com está hipótese a agressão é sempre consequência de uma frustração e a frustração conduz sempre a uma certa forma de agressão. Dollard evocou como exemplo o fenómeno ocorrido na Alemanha na década de 20, em que ele justifica que a subida...
tracking img