Agregados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Objetivos

Determinar da massa específica e da umidade superficial de agregados miúdos para concreto pelo frasco de Chapman, assim como a determinação da massa unitária do agregado em estado solto, assim como classificá-los quanto à granulometria, segundo às especificações da NBR 7211.

2. Fundamentos Teóricos

Agregados são materiais com forma e volume aleatórios detentores dedimensões e propriedades adequadas para a elaboração de concreto e argamassa na construção civil. Têm um custo relativamente reduzido, sendo este um dos motivos para a sua utilização. Os agregados com emprego constante na construção civil são a areia e a brita.
Os agregados devem ser compostos por grãos de minerais duros, compactos, estáveis, duráveis e limpos, e não devem conter substâncias denatureza e em quantidade que possam afetar a hidratação e o endurecimento do cimento, a proteção da armadura contra a corrosão, a durabilidade ou, quando for requerido, o aspecto visual externo do concreto. A forma dos grãos e sua distribuição granulométrica também devem ser observadas, pois estas influem também na qualidade do concreto, ao lhe alterar a trabalhabilidade.
Os agregados devem serfornecidos ao consumidor em lotes cujas unidades parciais de transporte devem ser individualizadas, mediante uma guia de remessa na qual constem pelo menos os seguintes dados:
a) nome do produtor;
b) proveniência do material;
c) identificação da classificação granulométrica;
d) massa do material ou seu volume aparente;
e) data do fornecimento.

A distribuição granulométrica tem influência natrabalhabilidade do concreto fresco: alta porcentagem de matéria fina exige aumento da água de amassamento e, consequentemente de cimento, para o mesmo fator água/cimento tornando o concreto mais dispendioso. Temos que considerar ainda o material inferior a 0,076mm que misturam com o cimento criando descontinuidade na argamassa e reduzindo a resistência do concreto. Por outro lado o concreto semo material fino são concretos pouco trabalháveis, sujeitos a maior permeabilidade e agentes agressivos. Aumentando o teor de cimento reduz este inconveniente, mas aumenta a retração e o custo total.
O modulo de finura do agregado miúdo influencia na definição da quantidade de água e de cimento, sendo quanto menor o modulo de finura será maior a quantidade de água necessária para o amassamento etambém terá o aumento de cimento para manter o fator água/cimento conforme o preestabelecido.
O diâmetro máximo, quanto maior a partícula de agregado, menor será a área superficial por unidade de massa a ser molhada. Com isso um agregado com granulometria maior diminui a demanda de água para a trabalhabilidade especificada da mistura, de modo que, para uma trabalhabilidade e um teor de cimentoespecificado, a relação água/cimento pode ser reduzida com um conseqüente aumento de resistência. Devemos levar em conta a descontinuidade do agregado, pois, usando agregado com granulometria descontínua, mantendo a relação agregado/cimento e água/cimento, se obtém maior trabalhabilidade com teor menor de agregado miúdo do que usando agregados com granulometria continua. No entanto, entre asmisturas mais trabalháveis, os agregados com granulometria descontínua tendem a uma maior propensão a segregação, por isso a granulometria descontinua é mais recomendável para misturas com pouca trabalhabilidade.

3. Equipamentos

- Frasco de Chapman.
- Balança - capacidade mínima de 1 kg - sensibilidade de 1g ou menos.
- Balança com resolução de 0,1% da massa da amostra de ensaio.
-Peneiras de 6,3mm até 0,075mm
- Agitador mecânico

4. Amostra

Ensaio de determinação da massa específica do material

- Material = Areia seca
- Massa = 500g
- Volume de água = 200ml

Ensaio de determinação da umidade do material

- Material = Areia úmida
- Massa = 500g
- Volume de água = 200ml

Ensaio de determinação da...
tracking img