Agrariajoaorua

679 palavras 3 páginas
O texto A Complexa Simultaneidade da integração e Distinção entre o Urbano e o Rural: Retomando um Debate no Espaço de Metropolização no Estado do Rio de Janeiro, João Rua, busca explicar as relações entre o espaço urbano e o rural, compreendendo e tendo consciência de que as diferenças estão cada vez menos perceptíveis, ainda que existam diferenças consideráveis, o que complica a demarcação de tais áreas (urbana e rural). Acrescentando, vale a pena relembrar e ressaltar que o objeto de estudo do autor é o Estado do Rio de Janeiro, no qual, está em um processo intenso e frenético de urbanização.

Assim, João Rua rodeia e explica como o rural não deixa de ser rural, mesmo que seja bombardeado de influências e em volumes cada vez maiores do meio urbano. Então, nós estamos acabando de vivenciar e verificar um rural que se transforma quase que diariamente, sem deixar de ser rural, apesar de adquirir cada vez mais atributos que são característicos das cidades.

Há de se ressaltar que a ideia não é classificar o rural somente o que não é urbano, e sim buscar compreender como o rural e o urbano se integram e estão modificando-se mutuamente. Urbanidades no rural seriam características comuns ao “urbano” inseridas no meio rural, sem que necessariamente tais áreas sejam consideradas como urbanas.

Nessa relação, também ocorre que a adoção de certas características urbanas no campo, está atrelada a melhorias na qualidade de vida e ao bem estar social, como a melhoria de infraestrutura e dos meios de comunicação, a inclusão de novas formas de lazer, inclusão de direitos trabalhistas e outras coisas mais.

Fazendo o uso da cópia do seguinte trecho, veremos que a visão do rural e da ruralidade deve ser taxados como construções sociais especializadas em movimento, mas esse mesmo dinamismo (movimento), não tem sido capturado pelos dados estatístico. “O rural e o urbano constituiriam dimensões (faces) da totalidade-espaço, ou, como passamos a referir,

Relacionados