Agostinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÂNGULO - Ângulo é a reunião de dois segmentos de reta orientados (ou duas semi-retas orientadas) a partir de um ponto comum. A interseção entre os dois segmentos (ou semi-retas) é denominada vértice do ângulo e os lados do ângulo são os dois segmentos (ou semi-retas).
 
ÂNGULO ADJACENTE - Ângulo com um vértice e um lado comum. Os ângulos GED e DEF são adjacentes.

 
ÂNGULO AGUDO - Ângulo quemede menos que 90º e mais que 0º.
 
ÂNGULO OBTUSO - Ângulo que mede mais que 90º e menos que 180 graus.
 
ÂNGULO RASO - Ângulo que mede exatamente 180º.
 
ÂNGULO RETO - Ângulo que mede exatamente 90º.
 
ÂNGULOS COMPLEMENTARES - Ângulos cuja soma é igual a 90º.
 
ÂNGULOS SUPLEMENTARES - Dois ângulos dizem-se suplementares quando a sua soma é de 180º.
ARESTA - A interseção de duas facesde um sólido. No desenho em anexo, é o segmento de reta que representa a interseção de duas faces.

 
ARITMÉTICA - Parte da Matemática que estuda números e operações.

BARICENTRO DE UM TRIÂNGULO - As três medianas de um triângulo se encontram em um mesmo ponto, o baricentro. Este ponto divide cada mediana em duas partes tais que, a parte que contém o vértice é o dobro da outra. Uma lâminatriângular com densidade uniforme tem este ponto como centro de massa.
BISSETRIZ - É a semi-reta que divide um ângulo em dois ângulos congruentes. Na figura a semi-reta OM é a bissetriz do ângulo AÔB pois os ângulos AÔM e MÔB são congruentes.
CILINDRO - Uma região bidimensional no espaço tridimensional formada por uma superfície curva e por duas superfícies planas que são congruentes. Um cilindrocircular reto pode ser visto no cotidiano como uma lata de óleo ou de ervilha.
 
CÍRCULO - Uma figura plana formada pelo conjunto de todos os pontos deste plano situados a uma distância menor ou igual que uma medida conhecida como raio do círculo, a partir de um ponto fixo denominado centro do círculo.
 
CIRCUNFERÊNCIA - Curva plana e fechada cujos pontos estão equidistantes de um ponto fixochamado centro. É a linha que envolve o círculo.

CONE - Uma figura espacial tendo (em geral) uma base circular delimitada por uma superfície curva obtida pela rotação de uma reta em torno de um eixo fixo, sendo que estas duas retas cruzam-se no vértice do cone.
CONGRUENTE - Figuras congruentes são aquelas que têm a mesma forma e a mesma medida.
CUBO - Um prisma retangular que tem as seis facesquadradas. Cada conjunto de três arestas se encontra em um ponto denominado vértice e duas destas arestas sempre formam um ângulo reto. As seis faces são paralelas duas a duas.
DECÁGONO - Um polígono com 10 lados.

DIAGONAL - Segmento de reta que um vértice a outro não consecutivo de um polígono. O número de diagonais de um polígono é dado por (n² - 3n) / 2, onde n é o número de lados.DIÂMETRO - No círculo, é o segmento de reta que passa pelo centro e que une dois pontos da circunferência do círculo.
DODECÁGONO - Um polígono com com 12 lados.
ENEÁGONO - Um polígono com 9 lados.
ESFERA - Uma figura formada pelo conjunto de todos os pontos do espaço tridimensional, equidistantes de um ponto fixo denominado centro da esfera, por uma distância fixa conhecida como o raio da esfera.
 FACES - São os polígonos que delimitam um sólido.
GEOMETRIA - A área da Matemática que trabalha com sólidos, superfícies, linhas, pontos ângulos e suas relações.
GRAU - Unidade de medida de ângulo muito utilizada nos primeiros níveis educacionais. Ela é obtida pela divisão da circunferência em 360 partes iguais, obtendo-se assim um ângulo de um grau, sendo que a notação desta medida usa umpequeno º colocado como expoente do número, como 1º.
HEPTÁGONO - Um polígono com 7 lados. Quando os lados são iguais o heptágono é regular.
HEXÁGONO - Palavra de origem grega formada por hexa (seis) e gono (ângulo). Um polígono com 6 lados.
HEXAEDRO - Um prisma retangular que tem as seis faces quadradas. Cada conjunto de três arestas se encontra em um ponto denominado vértice e duas destas arestas...
tracking img