Agora eu era heroi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Verso e estrofe: o poema-canção é dividido em quatro estrofes. A 1ª com oito versos, a 2ª com sete, a 3ª estrofe assim como a anterior apresenta sete versos a 4ª e última estrofe também apresenta sete versos.

Rima: observe como o compositor Chico Buarque nesse trecho da canção explora tanto a rima no final dos versos quanto a rima interna.

Ex.: ´´Eu enfrentava os batalhões
Osalemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava o rock para as matinês``
unção poética
A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico,dentre outros.
Assim, é mais comum em textos literários, especialmente nos poemas que enfatizam com mais frequência a subjetividade. No entanto, podemos encontrar esse tipo de função nos anúncios publicitários e na prosa, bem como aliada aos demais tipos de função, como a emotiva.
É muito comum a utilização de palavras no seu sentido conotativo (figurado) ao invés do denotativo (do dicionário).1947 sivuca compôs a melodia em 1977 mostrou p chico e este escreveu a letra ligada ao universo infantil pois qundo sivuca a fez chico era uma crianca
Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava o rock para as matinês
Agora eu era o rei
Era obedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigado a ser feliz
E você era a princesa que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu país
Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu pião
O seu bicho preferido
Vem, me dê a mão
A gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade acho que a gente nem tinha nascido (antes daditadura ninguém era obrigado a entender fazer politica mas depois foi necessário abrir os olhos ou seja foi fatal que o faz de conta acabasse)
Agora era fatal
Que o faz-de-conta terminasse assim
Pra lá deste quintal
Era uma noite que não tem mais fim
Pois você sumiu no mundo sem me avisar
E agora eu era um louco a perguntar
O que é que a vida vai fazer de mim?

Chico se utiliza do universoinfantil uma conversa entre crianças como esconderijo já que as principais características das crianças são a liberdade verdade e alegria
Desse modo, levando-se em consideração o momento histórico em que esta música foi produzida, década de setenta, período dos anos de chumbo ditadura militar brasileira: “Agora era fatal; Que o faz-de-conta terminasse assim; Pra lá desse quintal”, o tempo instauradopelo adjunto adverbial “agora” e pelos verbos no pretérito imperfeito, é o tempo mítico: do desejo da liberdade de expressão, da democracia, perdidas com o golpe militar de 1964. “E você era a princesa; Que eu fiz coroar; E era tão linda de se admirar; Que andava nua pelo meu país”. É o desejo do poeta e de milhões de brasileiros à época, textualizado em forma de metáfora na figura de uma lindaprincesa, de que a democracia volte ao país sem nenhum tipo de roupa que a censure. Até o próximo encontro.
Esses são os primeiros versos da canção "Paratodos", gravada por Chico Buarque em 1993. Nela, celebrando seus ascendentes familiares e seu padrinho musical (Tom Jobim, o "Antonio Brasileiro"), Chico presta uma homenagem a todos os brasileiros.

Nascido numa família de intelectuais (o paifoi o historiador e sociólogo Sergio Buarque de Holanda), Francisco Buarque de Holanda mudou-se ainda criança do Rio para São Paulo. Na capital paulista, fez os estudos primários e secundários no Colégio Santa Cruz, onde se apresentou pela primeira vez num palco, com "Canção dos Olhos", uma composição sua.

Em 1963, ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (que cursaria só até o...
tracking img