Aglomeradaos Estelares

2560 palavras 11 páginas
Telescópios na Escola

Determinação da idade de aglomerados estelares
Osvaldo de Souza (IF/USP), Jane Gregório-Hetem (IAG/USP)

Objetivo:
Estimar a idade de aglomerados estelares jovens (grupo de estrelas que nasceram juntas em uma nuvem de gás) através de observações remotas e análise de imagens. A determinação da magnitude aparente em dois filtros permitirá o posicionamento das estrelas em um diagrama H-R e compará-las a curvas teóricas correspondentes a diferentes idades.
I. Introdução
Os Aglomerados Estelares

Figura1. Aglomerado aberto Caixinha de Jóias

Os aglomerados estelares abertos como o exemplo mostrado na Figura 1, são grupos de estrelas que nasceram em uma mesma nuvem de gás e poeira, ou seja, são aglomerados jovens.
Deste modo as estrelas desse grupo possuem a mesma idade e também estão aproximadamente a uma mesma distância de nós. Os aglomerados abertos mais conhecidos e mais observados pelos astrônomos amadores são citados abaixo:
1

Telescópios na Escola

Aglomerado Caixinha de Jóias, próximo ao Cruzeiro do Sul, que recebe este nome por conter estrelas de diversas cores.
Aglomerado Plêiades, um aglomerado de estrelas bastante jovens
(aproximadamente 135 milhões de anos) que fica na constelação de Touro e pode ser visto a olho nu principalmente no verão do hemisfério sul.
Estrelas de um mesmo aglomerado possuírem a mesma idade não significa que todas sejam idênticas. Elas nasceram juntas, porém podem apresentar massas e tamanhos diferentes. Desta forma, seus aspectos são diferenciados em função das diversas temperaturas superficiais encontradas, estas temperaturas definem as cores das estrelas. Isso explica o aglomerado aberto Caixinha de Jóias (Figura 1) que possui estrelas de diferentes cores.
Outra informação que os aglomerados nos fornecem é o tamanho de uma estrela
em

Relacionados

  • Mecanica
    52318 palavras | 210 páginas
  • GREF
    51899 palavras | 208 páginas
  • Peguei na net e gostei
    50269 palavras | 202 páginas