Agilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Agilidade

• Conceito de Agilidade: Realizar movimentos de curta
duração e alta intensidade com mudanças de direção ou
alterações na altura do Centro de Gravidade do Corpo
• Depende e avalia: daintegridade do sistema nervoso e
muscular.
• Componentes: Velocidade de Reação e Velocidade de
movimento.


Agilidade
É a capacidade de alterarmos, o mais rapidamente possível, o nosso sentidode deslocamento (ou realizar mudanças de direcção). Também esta é uma qualidade física que se relaciona intimamente com várias outras: a velocidade, a força, o equilíbrio, etc.

AGILIDADE
Segundo(GOMES TUBINO,1977) agilidade é definida como “a capacidade que se tem para mover o corpo no espaço o mais rápido possível. Muitos estudiosos consideram a agilidade como sinônimo de velocidade detroca de direção , mas na nossa opinião, velocidade de troca de direção não chega a ser uma valência física e sim um sinônimo de agilidade. Quando trabalhamos agilidade desenvolvemos o domínio do corpo ea confiança em si . Para um perfeito desenvolvimento da agilidade devemos apresentar um progressivo grau de dificuldade nos exercícios , sendo que com esta programação podemos sentir que os atletasalcançarão níveis ótimos de execução.”

AGILIDADE
     "A agilidade se refere à capacidade do atleta de mudar de direção de forma rápida e eficaz, mover-se com facilidade no campo ou fingir ações queenganem o adversário a sua frente" (BOMPA, 2002, p. 51). Segundo RIGO (1977), agilidade é a movimentação do corpo no espaço, ou seja, movimentos que incluam trocas de sentido e direção. Para BARBANTI(2003, p. 15), é a "capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudanças de direção". Para BARROS, citado por OLIVEIRA (2000, p. 24), a agilidade é "uma variável neuro-motoracaracterizada pela capacidade de realizar trocas rápidas de direção, sentido e deslocamento da altura do centro de gravidade de todo corpo ou parte dela".
     Para SCHMID e ALEJO (2002), equilíbrio, força,...
tracking img