AGI 1400969 E F LioB

1064 palavras 5 páginas
A antropologia cultura e sociedade.
Neste ensaio pretendo discutir a distinção entre antropologia social e a antropologia cultural. A posição defendida neste ensaio é a distinção entre antropologia social e cultural, resultante da diferença entre os conceitos de sociedade e cultura sendo estes, no entanto, dimensões indissociáveis da atividade humana.
Podemos dizer que há poucas décadas, a Antropologia foi considerada como ciência.
Existe quem defenda que nasceu então, como ciência da grande revolução cultural iniciada com o iluminismo, a revolução intelectual que se efetivou na Europa, especialmente na França, no século XVIII.
O objetivo da Antropologia não é dividir o homem em natureza e cultura, tem sim como objetivo o conhecimento completo do homem. É o estudo do Homem como ser biológico, social e cultural que é. Sendo então, uma ciência da humanidade e da cultura, o seu campo de investigação torna-se extremamente abrangente, pois abrange todas as populações socialmente organizadas. O seu principal conceito é sem dúvida a cultura. Em regra, o estudo antropológico organiza-se em várias áreas de estudo, dependendo dos aspetos que se querem evidenciar. Como a antropologia social e antropologia cultural.
A antropologia social, diretamente ligada ao conceito de sociedade, atenta a sua investigação na organização social e politica, parentesco ou instituições sociais. Visto que o conceito de sociedade, abrange a forma de organização dos indivíduos, que lhes outorga uma identidade de pertença.
A antropologia cultural, da mesma forma está relacionada ao conceito de cultura, a qual investiga os sistemas simbólicos, a religião, o comportamento ou as crenças, tendo em conta que a cultura é os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridas pelo homem como membro de sociedade.
Podemos então, entender a antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural das sociedades. Podemos ainda distinguir níveis de análise, utilizando termos como

Relacionados