Agentes quimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Tecnologia e Ciências

Curso de Especialização: Engenharia de Segurança do Trabalho

PRINCIPAIS AGENTES QUIMICOS

Indústria Siderúrgica

Indústria Metalúrgica

Indústria Cloro soda

Para darmos início ao nosso trabalho precisamos primeiramente saber o que é agente químico. São considerados agentes químicos, aqueles capazes de provocar riscos à saúde, ou seja, sãosubstâncias que reagem quimicamente com o organismo humano provocando lesões mediatas ou imediatas, dependendo da concentração, composição, via de penetração e tempo de exposição, os quais chegam através de aerodispersóides (névoas, neblinas, poeiras, fumos e fumaças), líquido, gases e vapores.

1. Indústria Metalúrgica e Siderúrgica

Na siderúrgica e na metalúrgica, os mesmo se encontram na formade gases, líquidos, pastas, pós, graxas, óleos, e t c.
Estes produtos são utilizados largamente nos processos industriais para limpeza, proteção e lavagem de peças ou como solventes e catalisadores em pintura. Além disso, podem se originar como “restos” de processos de galvanoplastia (gases, vapores e borras) ou de soldagem (gases, vapores).
Estas substâncias de cheiro e gosto estranhos, podemse apresentar frias ou quentes e causar irritações na pele, nos olhos, nariz e garganta. Estes sinais e sintomas funcionam como alerta para nosso organismo, da presença de algum produto prejudicial a nossa saúde e, com o passar do tempo, podem ocasionar doenças graves nos pulmões, fígado, rins, olhos, sistema nervoso.
Apresentamos abaixo uma lista dos principais produtos utilizados na metalurgia esiderurgia e as consequências do seu uso.

Bário
Do ponto de vista da saúde ocupacional, interessa-nos os compostos de bário, já que o metal bário, em si mesmo, tem uso limitado. Utilizado em ligas para manufatura de graxeiras, principalmente, atinge o organismo através da inalação e ingestão. O pó fino dos compostos insolúveis de bário (sulfato bárico ou baritina), se inalados, podem provocarpneumoconiose. As pneumoconioses são alterações produzidas nos pulmões pela inalação e poeiras orgânicas ou inorgânicas. Os compostos solúveis do bário podem causar irritação dos olhos, nariz, garganta, pele, irritação da pele e das mucosas. O envenenamento com bário produz vômitos, cólicas intestinais, diarréias, tremores, convulsões, hemorragia e paralisia muscular.
O controle recomendado é ouso de equipamentos de proteção respiratória adequado para todos que participam da tarefa contendo este produto e ventilação exaustiva do ambiente.

Cádmio
Metal semelhante ao zinco, extremamente maleável, na natureza aparece sempre combinado a outros metais. É utilizado na galvanização de outros metais para evitar a corrosão e facilitar o processo de soldadura de peças de motores. Atualmentetem sido largamente utilizado na fabricação de baterias de cádmio-níquel de telefones celulares. A inalação, seguida de ingestão, são os caminhos de entrada no organismo.
A exposição durante os processos de fundição e refino de minerais de zinco, chumbo e cobre que contêm cádmio e a pulverização de pigmentos contendo cádmio, além de operações de soldaduras, liberam fumaça e pó de cádmio, além decompostos muito tóxicos que afetam, inicialmente, vias respiratórias e pulmões provocando, principalmente, pneumonia, edemas pulmonares, enfisema pulmonar, câncer e más formações fetais, dependendo do tempo de exposição. Na intoxicação crônica é comum o aparecimento de um anel amarelado nos dentes, além da perda do olfato e dificuldade respiratória.
O controle recomendado é o uso de equipamentosde proteção respiratória adequado para todos que participam da tarefa contendo este produto e ventilação exaustiva do ambiente.

Chumbo
Encontra-se presente em grande variedade de ligas e compostos, sendo amplamente utilizado em diversas indústrias. Usado nas baterias automotivas e como base de muitas pinturas e vernizes, tubulações, munições e em banhos de chumbo. A principal via de entrada...
tracking img