AGENTES QUIMICOS DE RISCO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto



INTRODUÇÃO

Para efetivamente reduzir os inaceitáveis índices de acidentes e doenças do trabalho no País, é preciso agir com competência técnica e de maneira a regular em cada ambiente laboral onde existam perigos, sejam eles provocados por agentes físicos, químicos, biológicos, mecânicos ou situações ergonômicas.
Veremos nesse trabalho quais são as técnicas de avaliação e estratégiasde amostragem dos agentes que possam combater evitar esses acidentes, bem como seus objetivos, caracterização dos agentes ambientais, métodos, Levantamento qualitativo de risco e priorização, monitoramento, conceituação de higiene ocupacional, entre outros.



















ELEMENTOS DE ESTRATÉGIA DE AMOSTRAGEM
1 Aspectos Conceituais
Objetivos da Gestão das Exposições emHigiene Ocupacional
Quais as metas e os objetivos de um trabalho de Higiene Ocupacional? Devemos entender todos os passos desse processo. E chamar a atenção, inicialmente, para o termo AVALIAR.
Avaliar, para o higienista, deve ser julgar, apreciar tecnicamente. Significa apreender e entender, avaliando no sentido amplo, ou seja, emitindo um julgamento profissional sobre a exposição dotrabalhador.
É sobre este processo de entendimento e avaliação que queremos chamar a atenção, e este processo se confunde com o que chamaremos de Estratégia de Amostragem, em senso amplo. Os objetivos de um trabalho de higiene ocupacional podem ser desdobrados de várias maneiras:
• Entender, controlar e monitorar todas as exposições a agentes ambientais dos trabalhadores, dado que nem sempre é possívelsua completa eliminação.
• Manter as exposições dos trabalhadores dentro de critérios de tolerabilidade previamente estabelecidos.
• Identificar e controlar também todas as exposições agudas a agentes ambientais, além dos requisitos relativos às exposições crônicas, representadas pelas médias amostrais de longo prazo.
• Adotar as melhores práticas para a definição dos critérios de tolerabilidadede exposição a agentes ambientais, tendo como mínimo os requisitos legais e buscando a melhoria contínua.

Metas Conceituais X Objetivos Operacionais
A meta conceitual para o monitoramento das exposições seria: avaliar todos os trabalhadores, todos os dias, para todos os agentes. Entretanto, essa é uma tarefa difícil de se concretizar, dada a escassez de recursos humanos e materiaisdisponíveis. Devemos, então, adotar um objetivo operacional, e trabalhar de forma amostral.
Se pudermos usar os conceitos de higiene ocupacional e de estatística aplicada de forma que o objetivo operacional seja equivalente à meta, realizamos nosso trabalho. Este é o ponto.
Esta pesquisa busca ser um documento abrangente envolvendo todos os passos qualitativos e quantitativos para a condução dogerenciamento das exposições a agentes ambientais dentro de um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Tem, ainda, como escopo orientar o trabalho de abordagem, estruturação, conhecimento da exposição, julgamento de tolerabilidade desta e ações de controle, tecnicamente fundamentadas, a respeito de uma população exposta a agentes ambientais e estruturada em Grupos Homogêneos de Exposição.

Conceituaçãodo Termo
Este texto precisa ser iniciado com esclarecimentos sobre o significado do seu título. Estratégia de Amostragem não significa apenas coletar um contaminante ou fazer uma medição de ruído, com um certo procedimento. O ato de avaliar representa que vamos obter uma determinação de um dado ambiental, um valor isolado.
Estratégia de Amostragem é mais que isso, uma simples medição, ou seja,uma determinação numérica. A estratégia de amostragem começa muito antes de qualquer medição. Começa quando nos debruçamos sobre uma população exposta e iniciamos pelo primeiro passo, que se chama Caracterização Básica. É quando vamos determinar quais os expostos, a quais agentes, em quais tarefas ou funções, em quais locais. Dentro do processo, vamos fazer determinações de agentes ambientais,...
tracking img