Agentes internos do relevo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relevo
As irregularidades da superfície da Terra constituem o relevo.
O relevo terrestre é o resultado da ação de forças que agiram no decorrer de milhões de anos. Essas forças são chamadas agentesdo relevo. Quando essas forças ou agentes agem de dentro para fora da Terra, são denominados agentes internos, como o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos.
Tectonismo
Os movimentostectônicos resultam de pressões vindas do interior da Terra e que agem na crosta terrestre. Quando as pressões são verticais, os blocos continentais sofrem levantamentos, abaixamentos ou sofrem fraturas oufalhas. Os movimentos resultantes de pressão vertical são chamados epirogenéticos. Quando as pressões são horizontais, são formados dobramentos ou enrugamentos que dão origem às montanhas. Essesmovimentos ocasionados por pressão horizontal são chamados orogenéticos.

Vulcanismo
Chamam-se vulcanismo as diversas formas pelas quais o magma do interior da Terra chega até a superfície. Osmateriais expelidos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos Esses materiais acumulam-se num depósito sob o vulcão até que a pressão gerada faz com que ocorra a erupção. As lavas escorrem pelo edifíciovulcânico, alterando e criando novas formas na paisagem.
O relevo vulcânico caracteriza-se pela rapidez com que se forma e com que pode ser destruído. Além disso, parece "postiço" sobre o relevosubjacente.

Localização dos vulcões
A maioria dos vulcões da Terra está concentrada em duas áreas principais:
Círculo de Fogo do Pacífico: desde a Cordilheira dos Andes até as Filipinas, onde seconcentram 80% dos vulcões da superfície.
Círculo de Fogo do Atlântico: América Central, Antilhas, Açores, Cabo Verde, Mediterrâneo e Cáucaso.

Abalos sísmicos ou terremotos
Um terremoto ou sismo é umavibração que se origina nas profundezas da crosta terrestre. Essa vibração propaga-se pelas rochas através das ondas sísmicas. O ponto do interior da Terra onde se inicia o terremoto é o hipocentro...
tracking img