Agente transformador do meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1743 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Agente transformador do Meio Ambiente



Resumo

O Engenheiro civil: Agente transformador do Meio Ambiente

No processo Desenvolvimento dos centos urbanos e tecnologia o engenheiro tem a participação incontestável em todos a etapas em uma ação dos profissionais a serviços da melhoria de vida das pessoas.

Como agente do processo de urbanização dos ambientais naturais, introduzvariados e rápidos atuação em diversos setores que compõem a construção civil.


A Engenharia civil: A industria da construção civil e os impactos Ambientais

Nas construções civil reúne os diversos edificações e engenharia civil construção pesada e leve tendo como os processos construtivos os aspectos ambientais relativos as atividades de construção e ocupação do solo. O macrossetor da construçãocivil tem os setores econômico, como as industrias fornecedores de insumos e equipamento para construção, serviços associados a construção civil.

A construção civil tem como as demanda básica de moradia e instalações para o desenvolvimento atividades produtivos e a implantação de equipamento públicos para diferentes camadas sociais. Esse setor mobiliza importante fatia do capital produtivonacional e da mão de obra pouco qualificada tem uma importância para o desenvolvimento sócio e econômico do país. Isso revela a elevada capacidade de geração de impostos indiretos como (ICMS ,IPI, ISS, etc ).E considerando uma elevada geração de emprego indiretos exemplo: para cada 100 empregos diretos 21 emprego são criados indiretos.

Esses setores da construção civil e edificações são grandeconsumidores de recursos naturais dentro deles muitos não renováveis: madeiras, argila, areia, pedra, etc .Alguns deles também são geradores de emissões provocam o aquecimento global, chuva ácida e poluição do ar.

A construção civil foi intensificando do processo de industrialização e urbanização no Brasil quando houver uma estimulação a acumulação urbana industrial orientando pela filosofiada minorias que detenham o poder e capital para manter quadro de reprodução social existente e se concretizava através da política habitacional tendo a atuação do banco nacional de habitacional (BNA) e do serviços federal de habitacional e urbanismo. Através dessas duas instituições ocorrer a construções de inúmeros, conjuntos habitacionais nas áreas perferíca da cidades.

Os impactosambientais negativos na construção civil e nos serviços de urbanização se identifica em todos fazes de obras de urbanização, por exemplo:

A sobrecarga do serviços de infra-estrutura devido ao aumento de água do sistema de abastecimento pública, risco de contaminação do solo, alteração no fluxo da água provocado pelo serviços de drenagem, degradação da flora e da fauna, da qualidade ambiental e danosa saúde da população em função de aumento da estrutura de transporte e de trafego na área do
empreendimento,

Também responsável pelo surgimento e manutenção de determinadas atividades que provocam alterações no meio ambiente como: desmatamento, geração de poeira por conta de atividade numeradora produção de cimento e cal, degradação por conta da atividade de extração de areias de rios e deargila de encosta, além da produção de ar, água e solo produzida petroquímicas e química.

Se destacam também os impactos sociais negativos por conta de especulação de mão de obra e pelo surgimento de favelas e pela ocorrência de acidentes de trabalho que prejudicam a saúde de operários, ou causam outros danos irreparáveis a saúde .

O empreendimentos de engenheira civil os produtos são delonga vida útil e fase uma atividade de manutenção tendo um impacto total significativos.

O esgoto a ser tratado prejudica a saúde devido as substância liberadas e os usuários produtivos dificulta a digestão urbana e danos ambientais que podem ser irreversíveis. Além da finalização da obra caro não seja desmontado a demolição gerada uma considerável quantidade de entulho.

Devido estes fatos...
tracking img