Agente quimico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AGENTE QUÍMICO
Agente Químico é toda substância orgânica e inorgânica, natural ou sintética que durante a fabricação, manuseio, transporte, armazenamento ou uso, pode incorporar-se ao ar ambiente na forma de particulados, fumos, gases ou vapores, com efeitos irritantes, corrosivos, asfixiantes ou tóxicos e em quantidades que tenham a possibilidade de lesionar a saúde das pessoas que entram emcontato com elas.

AGENTES QUÍMICOS Substâncias que reagem quimicamente com o organismo humano provocando lesões mediatas ou imediatas, dependendo da: .Composição

.Concentração
.Via de penetração .Tempo de exposição

CLASSIFICAÇÃO
Classificam-se segundo:  A forma de apresentarem-se: aerodispersóide, gases e vapores  Por seus efeitos no organismo humano:Irritantes,Pneumoconióticos,Tóxicos sistêmios, Anestésicos e narcóticos, Carcinogênicos, Alérgicos, Asfixiantes, Geradores de dermatoses

Segundo sua forma de apresentarem-se
Aerodispersóide: É uma dispersão de partículas sólidas ou líquidas, de tamanho inferior a 100 micras, em um meio gasoso. Poeira (dust) – ficam em suspensão no ar, na forma de partículas sólidas, de tamanho
entre 0,1 e 25 micras;

Névoas (Mist) – ficamsuspensas no ar na forma de pequenas gotas líquidas, no
tamanho entre 0,01 e 10 micras, que se originam pela condensação de um estado gasoso ou pela desintegração de um estado líquido por atomização, ebulição, etc.

Neblina (Fog ) – ficam suspensas no ar na forma de gotículas entre 2 e 60 micras,
podendo serem vistas a olho nu, originadas pela condensação do estado gasoso;

Fumos (Smoke) –aerodispersóides formados por partículas sólidas em tamanhos
menores que 0,1 micra, originados nos processos de combustão incompleta;

Fumos metálicos – são aerodispersóides de partículas sólidas metálicas geradas no processo de condensação do estado gasoso.

Gás: Aerodispersão molecular. Estado físico normal de uma substância gasosa a 25º C e a 760 mm de Hg de pressão. São fluidos amorfosque ocupam todo o espaço que os contém.

Vapor:
Fase gasosa de uma substância normalmente sólida ou líquida a 25º C e a 760 mm de Hg de pressão. Suas partículas também são de tamanho molecular.

Resumo

Classificação segundo seus efeitos no organismo humano
• Irritantes – são aqueles compostos químicos que produzem uma inflamação, devida à sua ação química ou física nas áreas anatômicascom que entram em contato, principalmente a pele e mucosas do sistema respiratório. Interessa conhecer mais a concentração da substância no ar que o tempo de exposição.

• Irritantes do trato respiratório superior. Ácidos, bases. • Irritantes do trato respiratório superior e tecido pulmonar. Halógenos, ozônio, anidridos de halógenos. • Irritantes do tecido pulmonar. Dióxido de nitrogênio,fosgênio.

• Pneumoconióticos – são as substâncias sólidas que se depositam nos pulmões e se acumulam, produzindo uma pneumonia e degeneração fibrótica do tecido pulmonar; • Tóxicos sistêmios – são os compostos químicos que, independentemente de sua via de entrada, se distribuem por todo o organismo, produzindo efeitos diversos ou seletivos sobre um órgão ou sistema (hidrocarbonetos halogenados,derivados aquílicos de metais, inseticidas, metanol, chumbo, hidrocarbonetos aromáticos, etc

• Anestésicos e narcóticos – são substâncias químicas que atuam como depressores do sistema nervoso central. Sua ação depende da quantidade de tóxico que chega ao cérebro (substâncias orgânicas, solventes industriais).

Carcinogênicos – são substâncias que podem gerar ou potencializar o desenvolvimento deum crescimento desordenado de células.

• A1-Carcinogênico humano confirmado: com base em evidências de estudos epidemiológicos. • A2-Carcinogênico humano suspeito: a partir de dados conflitantes ou insuficientes para confirmar o agente como carcinogênico ao homem; ou o agente é carcinogênico em experimentos animais, em níveis de dose, por via(s) de administração e tipo histológico, ou por...
tracking img