Agenda 21

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - AGENDA 2121(MÓDULO 3)
Professora: Andréa Carla Lima Rodrigues

INTRODUÇÃO
O desenvolvimento da sociedade De forma desordenada e sem planejamento Níveis crescentes de poluição e degradação ambiental Impactos negativos significantes A tecnologia contribui para a reversão de situação críticas Planejamentos, modelos matemáticos, equipamentos de controle dapoluição, novas tecnologias Tecnologia é fundamental mas não é capaz de resolver todos os problemas

2

O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL? Ciclo humano de
Ciclo natural de materiais materiais
Matéria-Prima Vegetais Herbívoros Carnívoros

Produção Industrial

Decompositores
(Materiais biogeoquímicos, Poluição minerais, terra, água, ar)

Matéria-Prima Resíduos Resíduos

Consumo Humano

3 O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?
O Brasil adota a definição apresentada no documento “Nosso futuro comum”, publicado em 1986-1987 (Relatório Bruntland) Desenvolvimento sustentável “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas necessidades”

4

CONFERÊNCIAS
Conferência das Nações Unidas (Estocolmo, 1972)Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio de Janeiro, 1992) Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Johannesburg, 2002)

5

A organização da ECO-92 foi solicitada pela resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas (dezembro, 1989) Essa reunião mundial (CNUMAD-92) foi organizada, para elaborar a estratégia para deter e reverter osprocessos de degradação ambiental e promover o desenvolvimento sustentável

6

DOCUMENTOS
Relatório do Clube de Roma: Limites do Crescimento (1968) Declaração de Estocolmo (1972) Relatório Bruntland: Nosso Futuro Comum (Noruega, 1986) Declaração do Rio (1992) Agenda 21 (1992)

7

A NOVIDADE DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO
A Declaração de Estocolmo, pela primeira vez, introduziu,na agenda política internacional, a dimensão ambiental como condicionadora e limitadora do modelo tradicional de crescimento econômico e de uso de recursos naturais.

8

RELATÓRIO BRUNTLAND
Elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela Organização das Nações Unidas e presidida pela então Primeira-Ministra da Noruega, Gro Bruntland. Reafirma uma visãocrítica do modelo de desenvolvimento adotado pelos países industrializados e reproduzido pelas nações em desenvolvimento.

9

RELATÓRIO BRUNTLAND
Ressalta os riscos do uso excessivo dos recursos naturais sem considerar a capacidade de suporte dos ecossistemas. Aponta para a incompatibilidade entre desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e consumo vigentes.

10

AGENDA 2111

QUESTIONAMENTOS
O QUE É AGENDA 21? COMO FOI PREPARADA? COMO ESTÁ ESTRUTURADA?

12

Agenda 21
É um programa de ação traduzido num documento de 40 capítulos . Constitui-se na intenção de promover em escala mundial, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

13

PREPARAÇÃO
Documento consensual para oqual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 179 países. O processo preparatório durou dois anos e culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro, conhecida por ECO-92.

14

ESTRUTURA
O DOCUMENTO É DIVIDIDO EM 4 SEÇÕES: I - Dimensões sociais e econômicas II - Conservação e gestão dosrecursos para o desenvolvimento III - Fortalecimento do papel dos principais grupos sociais IV – Meios de implementação

15

CAPÍTULOS DA SEÇÃO I
DIMENSÕES SOCIAIS E ECONÔMICAS (7)
CAP.2 Cooperação internacional para acelerar o desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimento e políticas internas correlatas CAP.3 CAP.4 CAP.5 Combate à pobreza Mudança dos padrões de consumo Dinâmica...
tracking img