Agenda 21

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário sobre Agenda 21

1 - O que é Agenda 21?
A Agenda 21 é o documento que reúne um conjunto de recomendações buscando, um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI. As nações deveriam adotar na forma de plano de ação, em todas as áreas, promover seu desenvolvimento buscando a sua sustentabilidade ambiental, social e econômica. Compromisso, esse, que busca odesenvolvimento sustentável, de acordo com cada cultura, costume, peculiaridade e necessidade, com planejamento participativo e contínuo de diálogo entre vários setores sociedade. Serão utilizados projetos a curto, médio e longo prazo para o seu cumprimento, objetivando a promoção de uma consciência ambiental, um desenvolvimento sustentável com mudanças de padrões de consumo e dos processos sociais em geral,para melhores condições e encaminhamento de questões básicas da população.
Em resumo, com a Agenda 21 foi criado um instrumento, aprovado internacionalmente, que tornou possível repensar o planejamento urbano de forma racional. A Agenda 21 busca a reinterpretação do conceito de progresso, promovendo a qualidade e não apenas a quantidade do crescimento.

2 - Como ela deve acontecer? Quemdeve estar envolvido?
Devem ser planejados a nível do País, Estado, Município e Regiões. Terá como foco principal o meio ambiente, de acordo com o formato institucional, oferecendo propostas que considerem as particularidades, ou seja, os aspectos econômicos, sociais, políticos e ambientais de cada local.
Deve envolver todos os setores e seguimentos da sociedade, obrigando ocomprometimento e a participação de todos, em todas as atividades.
3 - Qual o enfoque da mesma?
Visa traduzir em ações o conceito e como alcançar o desenvolvimento da sociedade com sustentabilidade, onde deve existir uma preocupação sócio-econômica, implementando planos, programas e projetos que visem a sustentabilidade ligada ao aspecto dos recursos naturais, mantendo a qualidade ambiental, semprejuízo do desenvolvimento.

4 - Que questões devem ser discutidas na mesma?
Mudanças de comportamento referentes ao controle e à utilização dos recursos naturais, a redução do consumismo, redução da produção de lixo, evitando-se a degradação ambiental, estratégias regionais visando menores desigualdades sociais, procurando melhoras as condições de trabalho, de moradia, de infra-estrutura,de saúde, de educação, etc, sendo necessário uma reformulação das políticas atuais.

5 - Existem 40 capítulos em 4 seções dentro do documento que compõem a Agenda 21. Escolha 1 seção e dois capítulos e responda:
a) Qual o tema do mesmo?
Capitulo 7–Promoções do Desenvolvimento sustentável dos assentamentos humanos.
O objetivo de um assentamento humano é melhorar a qualidade social,econômica, ambiental, as condições de vida e de trabalho da população em crescimento, suprindo suas necessidades sempre em harmonia com o meio ambiente.
Com a aplicação da Agenda 21, seus planos e objetivos devem considerar plenamente suas capacidades sociais e culturais, onde será necessário que se desenvolvam estratégias e providências condizentes para cada local, que deverão sermonitorados para que desencadeie o menor impacto ambiental.

b) Se há exemplos concretos de sua execução?
Não nos recordamos de assentamentos humanos que contemplem, ainda, o Capitulo 7.

c) Quais as dificuldades de colocá-los em pratica?
Observa-se que cada vez mais as condições de implantação dos assentamentos humanos estão piores, sobretudo em decorrência do baixo volume deinvestimento, o desrespeito às restrições relativas à implantação de saneamento básico, refletindo nos recursos naturais das áreas. O orçamento designado pelo Governo, por algumas organizações que tem tal meta em sua constituição e principalmente pelos empreendedores, constitui-se em verbas abaixo do aceitável, para serem dedicadas a habitação, lazer, seguridade social e bem-estar social....
tracking img