Agenda 21

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































léia paula aparecida claudio



ANÁLISE DA AGENDA 21 SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL






TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APROVADO, APRESENTADO À UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR, NO CENTRO DECIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS, COMO REQUISITO PARCIAL PARA A OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO, LICENCIAMENTO E AUDITORIA AMBIENTAL, COM NOTA FINAL IGUAL À ______ CONFERIDA PELA BANCA EXAMINADORA FORMADA PELOS PROFESSORES:






________________________________________
Prof º
Universidade Norte do Paraná



__________________________________________
ProfªUniversidade Norte do Paraná


___________________________________________
Profª
Universidade Norte do Paraná


Alto Araguaia, _____de_____ de 2012


























































Dedico esta, bem como todas as minhas demais conquistas, aosmeus amados pais (Carlos e Jaciara) e aos meus queridos irmãos (Leonardo e Leandro) e aos meus sobrinhos (Thierry e Kaitlyn).
agradecimentos

QUERO AGRADECER, EM PRIMEIRO LUGAR, A DEUS, E TAMBÉM A TODOS OS PROFESSORES QUE ME ACOMPANHARAM DURANTE A PÓS-GRADUAÇÃO, EM ESPECIAL AO PROFESSOR ANDRÉ TRINDADE MEU ORIENTADOR.





























CLAUDIO,Léia Paula Aparecida.  Análise da agenda 21 sob a perspectiva da educação ambiental. 2012. 47 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso pós Graduação Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental, Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Alto Araguaia, 2012.


RESUMO

ESTE TRABALHO APRESENTA MARCOS HISTÓRICO E CONCEITUAL DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EDA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. E BUSCA CONTRIBUIR COM CONHECIMENTOS E A PRÁTICA FUNDAMENTADA EM AÇÕES HUMANAS. COMO REFERÊNCIA DE LIMITE A ESTE ESTUDO, CONSIDEROU-SE O TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS E RESPONSABILIDADE GLOBAL, QUE ESTABELECE PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA EDUCAÇÃO PARA AS SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS, ENFATIZANDO A NECESSIDADE DE UM SENSO CRÍTICO, DE UMA PRATICA COLETIVOE SOLIDÁRIO, DA INTERDISCIPLINARIDADE, DA MULTIPLICIDADE E DIVERSIDADE, COMPROMISSOS COLETIVOS PARA A SOCIEDADE CIVIL MUNDIAL. QUE TORNOU VIÁVEL ATRAVÉS DA AGENDA 21 É UM DOCUMENTO APROVADO NA RIO-92, QUE TORNAR REALIDADE AS NOVAS PROPOSTA AMBIENTAIS, ECONÔMICAS, SOCIAIS E CULTURAIS, CONTENDO UMA SÉRIE DE COMPROMISSOS ACORDADOS PELOS PAÍSES QUE ASSUMIRAM O DESAFIO DE INCORPORAR, EM SUAS POLÍTICASPÚBLICAS, PRINCÍPIOS QUE DESDE JÁ OS COLOCAVAM A CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. NESTE TRABALHO SERÃO ABORDADOS ASPECTOS DA AGENDA 21 GLOBAL E NACIONAL. A CONSTRUÇÃO DA AGENDA 21 BUSCOU FORTALECER E AMPLIAR A ATUAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO, TANTO DO LADO DA SOCIEDADE ORGANIZADA, QUANTO DO PODER GOVERNAMENTAL, COM SUAS CAPACIDADES DE ARTICULAR, INTEGRAR, PACTUAR E GERENCIAR POLÍTICASPÚBLICAS, PROGRAMAS E PROJETOS EM DIREÇÃO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. A EXPERIÊNCIA DA MOBILIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO ESPECIALMENTE DA POPULAÇÃO, POSSIBILITOU REFLETIR SOBRE OS DESAFIOS SÓCIO-AMBIENTAIS EXISTENTES, PARA COMEÇAR A CAMINHAR RUMO À CONCRETIZAÇÃO DE UM PAÍS COM MELHOR QUALIDADE DE VIDA.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Agenda 21.CLAUDIO, Léia Paula Aparecida. Analysis of agenda 21 under the perspective of the ambient education. 2012. 47 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso pós Graduação Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental, Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Alto Araguaia, 2012.


ABSTRACT

THIS WORK PRESENTS LANDMARKS HISTORICAL AND CONCEPTUAL OF THE...
tracking img