Agenda 21

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMAS CRIADOS DA AGENDA 21

A Agenda 21 entrou na vida de nossas sociedades como um fator verdadeiramente organizador da pauta prioritária das diversas localidades e de implantação de mecanismos de melhoria da qualidade de vida de toda a população.
Tendo em vista que uma grande quantidade de novos atores e de grupos sociais foram se formando ao longo desse processo, hoje a sociedade comoum todo se vê como co-responsável pelo projeto de desenvolvimento sustentável de sua comunidade, de sua cidade e até de seu país. Mas como isso pode ser viável?
A história está nos dizendo que somente através do debate entre todos os setores da sociedade (governo, empresas, as ONGs e os movimentos sociais) é possível a construção de uma força política que seja porta-voz das demandas doscidadãos, que vivem os problemas sociais e ambientais nas suas próprias localidades.
Portanto... A Agenda 21 – que tem provado ser um guia eficiente para processos de união da sociedade, compreensão dos conceitos de cidadania e de sua aplicação, influenciando a formação de políticas públicas – é um dos grandes instrumentos de construção de uma democracia participativa e uma cidadania ativa para o Brasil.AGENDA 21

A Agenda 21 é um dos projetos mais audaciosos e abrangentes na tentativa de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justifica social e eficiência econômica sem abrir mão do desenvolvimento sustentável.
O projeto estabelece um protocolo de intenções e ações e ações para a humanidade no século XXI abarcandodiversos temas que vão da energia nuclear ao desmatamento e questões éticas.
Organizado em 40 capítulos, o documento foi assinado por 179 países na chamada RIO 92, a II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, evento realizado em junho de 1992, no Rio de Janeiro.
A Agenda 21 tem a função de servir como base para que cada um desses países elabore e implemente suaprópria Agenda 21 nacional, compromisso assumido pelos países signatários da RIO 92.
Baseado na Agenda 21 mundial, empresas, indústrias e governos podem criar a sua própria agenda. Trata-se de um roteiro de planejamento para conduzir o crescimento econômico sem abrir mão do desenvolvimento sustentável.
O objetivo geral da Agenda 21 – seja ela local, regional, nacional ou global é a tentativa detransformar o conceito de desenvolvimento sustentável em diretrizes de atuação política a fim de conduzir os processos sociais em direção a uma sociedade sustentável. Ela representa assim um renascimento do ideário da política e teoria do desenvolvimento – justo em um momento em que nas ciências sociais se lamenta “o fim das grandes teorias”. Diferente das teorias de desenvolvimento o desenvolvimentosustentável tornou a discussão sobre desenvolvimento também uma evidência nos países desenvolvidos, até então livre da necessidade de uma teoria de desenvolvimento. Ademais ela não tem como apresentar uma referência – um exemplo – que ilustrará o fim do caminho a ser andado. O desenvolvimento sustentável, diferente da modernidade, não existe; não há como copiá-lo. Isto coloca para cada Agenda 21um duplo desafio: primeiro, construir a sua visão de desenvolvimento sustentável, e segundo, definir as formas e os instrumentos de sua implementação. É evidente que essas tarefas são políticas, no sentido geral da função do sistema político administrativo: de gerar e implementar decisões coletivas (Aragon, 2000).
A discussão do conceito de desenvolvimento sustentável não apresenta quase nenhumprogresso desde o RIO 92; o menos denominador comum ainda é a definição do relatório Brundtland – um documento político e não científico, mais um princípio ético, e assim ligado a moral, do que um conceito científico. Assim, podemos então esperar uma grande variedade de interpretação e decisões durante as elaborações das Agendas 21, onde o único fato comum em todos é que eles serão históricos...
tracking img