Agencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Anhanguera






Curso de Turismo








Agência de Viagens
















Resumo do capítulo 2 do livro “Agências de Viagens e Turismo – prática de mercado”, de Débora Cordeiro Braga.
As agencias de viagens são um elemento do mercado turístico que funcionam como agregador de serviços. São elas que transformamdestinos turísticos e a oferta turística é composta por atrativos (oferta original e diferencial) e equipamentos e serviços (oferta agregada), elementos que precisam ser conjugados para então se tornar em um produto turístico. Além disso, é necessário um canal de distribuição que ofereça esse produto turístico à demanda que precisa ser abordada de forma adequada para se tornar consumidor efetivo,pois a demanda é constituída por pessoas que são influenciadas por diversos fatores próprios do ser humano, como idade (variável endógena) e outros resultantes do seu meio social, como a moda obrigatoriamente, devem atuar como pessoa jurídica, tem duas funções no mercado turístico: como produtoras (operadoras turísticas).
O mercado turístico também tem relação direta com a superestrutura ea infraestrutura, é preciso estar atento a esses dois elementos do sistema de turismo. A superestrutura e a infraestrutura; é preciso estar atento a esses dois elementos do sistema de turismo. A superestrutura se refere à questão jurídico-administrativas, ou seja, instrumentos legais e atuação de órgãos públicos, associações de classe e instancias da administração publica como os poderes,legislativo, executivo e judiciário. As agências devem obedecer às leis e as normas nas instâncias federal, estadual e municipal, e se comportar dentro de um código de ética junto a seus pares, fornecedores e clientes. Já a infra-estrutura envolve questões de grande abrangência para a população, moradores locais ou por turistas, pois inclui questões de saneamento básico, oferta de energia elétrica e águapotável, estrutura aeroportuária, portuária, rodoviária e ferroviária, sistema de saúde, de comunicação e de segurança, entre outros elementos vitais ao bem-estar da sociedade. Portanto as agências necessitam de infra-estrutura urbana e de transportes para poder viabilizar pacotes turísticos e garantir o acesso dos turistas aos destinos turísticos em que trabalha.
Não se deve pensar,porém que as agências de turismo atuam só como empresas catalisadoras de interesses econômicos e mercadológicos. O ideal é entendê-las como um elemento promotor do desenvolvimento sustentável do turismo, que deve estar atento a questões sociais, histórico-culturais e de preservação de recursos naturais.
Cabe a agência de viagens e turismo, dentro de sua função produção de turismo,adotar ações de planejamento e gestão dos espaços turísticos em concordância com os interesses da comunidade local para viabilizar um processo de desenvolvimento advindo da exploração racional de recursos, aplicação ordenada de investimentos e tecnologia de modo a garantir a melhor qualidade de vida para a comunidade de vida atual e para as gerações futuras; ao adotar ações de preservação ambiental,como o controle do numero de visitantes em espaços naturais, as agencias garantem que seus clientes venham a usufruir de uma experiência diferenciada em um local livre de poluição sonora, visual e ambiental.
Pode parecer estranho delegar a responsabilidade de desenvolvimento sustentável a um setor privado da economia, mas no mundo atual, onde a responsabilidade social, as empresasrelacionadas ao turismo não podem se isentar dessa tarefa principalmente as agências de turismo, que trabalham com a realização de suntuosos sonhos. A sua missão como empresas prestadoras de serviços devem estar relacionadas à integração sustentável da demanda com a oferta turística.
Discussão conceitual, funções e tipologias das agências de turismo.
Por muito tempo, a literatura sobre a...
tracking img