Agencia rebaixa nota da divida francesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Economia Européia
Introdução:
A Economia da Europa é uma das mais complexas do mundo. Há séculos atrás a Europa foi considerada o centro econômico do planeta e sua localização geográfica favorecia a sua economia, a Europa está situada entre a África e a Ásia sendo assim, sua passagem obrigatória, facilitando o compartilhamento de conhecimentos de comércio e tecnologia entre os continentes aoseu redor. Engloba mais de 665 milhões de pessoas em 48 estados diferentes, sendo seu maior centro econômico a Alemanha.
Desenvolvimento
No século XX, A Europa se deparou com o crescente desenvolvimento dos Estados Unidos, Japão e China, havendo assim o seu declínio , as causas desse declínio foram diversas, entre elas: a primeira e a segunda guerra mundial, carência de fontes de energiaelétrica, o petróleo, e conflitos entre outras nações resultando assim a queda de sua liderança.
A Europa não tem auto-suficiência na produção de energia, exigindo a importação de petróleo sendo este produto extraído na Rússia e no Mar do Norte. As fontes energéticas que a Europa importa são: carvão mineral, gás natural, petróleo e energia nuclear. A mais utilizada é a energia nuclear que gera imensaquantidade de lixo atômico, cujo inicio da utilização é muito nebuloso e maléfico e também não muito divulgado na mídia.
Sobre o aspecto comercial, A União Européia é a primeira potencia comercial do mundo, com 20% do volume das importações e exportações. É uma organização de 25 Estados membros europeus, mais dois países, Romênia e Bulgária que assinaram um tratado em 2005 desenvolvendo ummercado comum de trocas externas, através de um sistema padronizado de leis que se aplicam a todos os Estados participantes. O comercio livre entre seus membros foi um dos principais fundadores da UE, que está empenhada em liberalizar o comercio mundial, tanto no interesse de países ricos como nos pobres.
Na região Ocidental o movimento de capital e transações ocupa lugares proeminentes nas trocasinternacionais. Seus principais parceiros são: Os Estados Unidos, Canadá, Japão e os países do Oriente Médio. No caso da Europa Oriental o volume das transações comercias é bem menor,isto ocorre devido aos traumas da divisão do continente em dois blocos , Ocidental e Oriental e também ao resultado de múltiplos embargos e manipulações mercadológicas ocorridas na guerra fria.
Euro, a moedaeuropéia
Diante da intensa movimentação econômica das regiões adjacentes , houve assim a necessidade de criar uma moeda comum. Os países que adotaram esta moeda foram: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal, prevendo-se que com a expansão da União Europeia alguns dos aderentesmais recentes possam nos próximos anos partilhar também o euro como moeda oficial. Está prevista a expansão do proprio bloco economico e a circulação do euro como papel moeda de algumas nações da União Européia são eles: Andorre, Mônaco, San Marino, Vaticano, Sérvia e Montenegro.Esses não tinham a própria moeda e adotaram o euro como moeda comum.

A emissão e controle cambial são feitasatravés do Banco Central Europeu,sua sede é em Frankfurt na Alemanha , um euro é igual a cem cêntimos. O dinheiro tem a constituição de notas de 5,10,20,50,100,200 e 500 euros e as moedas são de 1,2,5,10 e 50 cêntimos e de 1 e 2 euros. Geralmente as trocas externas são feitas com os Paises dos Estados Unidos da América, Brasil, China Rússia e outros paises que não fazem parte dos estadoseuropeus.
A agropecuária Européia
As características da agricultura Europeia
A agricultura e a silvicultura ocupam uma vasta superfície do território europeu e desempenham um papel fundamental na determinação da saúde das economias rurais, assim como no aspecto da paisagem rural. A contribuição da agricultura para a sustentabilidade econômica das zonas rurais continua sendo muito importante. Os...
tracking img