Agecc

2718 palavras 11 páginas
Pulsão para estudar
A Primeira Teoria das Pulsões
Os instintos são a força propulsora ou motivadora da personalidade, o incentivo biológico impulsor da energia mental. Apesar da aceitação do emprego da palavra “instinto” no idioma inglês, esse termo não condiz com a real intenção de Freud. Ele não costumava adotar a palavra equivalente em alemão, Instinkt, ao se referir à personalidade humana, mas sim ao descrever o impulso inato do animal. O termo usado por Freud para a força motivadora humana era Trieb (aparece em Freud, pela primeira vez, no "Projeto" de 1895), cuja melhor tradução seria impulso ou força propulsora (Bettelheim, 1982). Os instintos freudianos não consistem em predisposições herdadas, significado geralmente aceito para instinto, mas se referem a fontes interna de estimulação (Freud propõe a idéia de que o sistema psíquico está exposto a quantidades de excitação provenientes do interior do corpo) corporal. A função do instinto é remover ou reduzir essa estimulação por meio de algum comportamento, como o ato de comer, beber ou manter relações sexuais. Pulsão é a forma originária do querer e refere-se a um estado de tensão que busca, através de um objeto, a supressão desse estado.
Nos "Três Ensaios sobre a Teoria Sexual", partindo da análise das inversões e das perversões, Freud (1905/1953) mostra como o objeto da pulsão sexual é contingente e como seus alvos são vários. Neste texto, ele expressa a suposição de que um tipo específico de excitação, a sexual, surge dos órgãos somáticos ("zonas erógenas"). A pulsão sexual, então, se compõe de várias pulsões parciais ["partialtriebe”]. Estas pulsões se definem por suas fontes e seus alvos e incluem não só as pulsões oral, anal e fálica, mas também a pulsão de ver e a pulsão sádica.
É em 1915, em "Pulsões e Destinos das Pulsões", que Freud (1915/1982a) expõe sistematicamente sua primeira teoria das pulsões. Situa a pulsão "como um conceito de fronteira entre o psíquico e o somático". Ser “de

Relacionados

  • Mestre
    9259 palavras | 38 páginas